segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

COMUNICADO - ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO BLOG

 

Prezados membros da comunidade enxadrística, saudações.

É com um sentimento de tristeza que me dirijo a vocês para comunicar o encerramento das atividades do blog Batalha de Mentes, a partir de hoje. Resolvi tomar essa decisão por dois motivos principais:

1º - Neste ano de 2021, pretendo me dedicar a novos projetos, e para levá-los adiante necessito ter mais tempo disponível. As postagens do BM me trazem grande satisfação, pois escrever sobre xadrez é um dos meus passatempos favoritos, porém essa tarefa consome muito tempo, tendo em vista que, para publicar a maioria dos textos, preciso consultar de uma até cinco fontes de pesquisa (livros e sites de xadrez), e os textos mais elaborados demoram às vezes de 3 a 4 horas para ficar prontos. Como eu vinha publicando no blog praticamente todos os dias, acabava gastando muito tempo nesse trabalho contínuo de pesquisa, elaboração de texto e edição, tempo este que, de agora em diante, será direcionado a outras atividades mais proveitosas, dentre elas passar mais tempo com minha família e dar uma maior atenção a minha saúde.

2º - Apesar de todo o esforço e pesquisa que têm sido empregados por mim, no intuito de oferecer um conteúdo de qualidade aos leitores, infelizmente a quantidade de visualizações ainda é bem reduzida, o que acaba não compensando o empenho para manter o blog em funcionamento. Há cerca de 10 anos atrás, a ferramenta blog ainda gozava de certa popularidade, que foi diminuindo com o passar do tempo, principalmente devido à massificação dos vlogs, um tipo de site que utiliza vídeos na transmissão do seu conteúdo, e com isso os blogs vêm perdendo espaço e se tornando obsoletos. A impressão que tenho é que, hoje em dia, as pessoas, de modo geral, sentem cada vez mais preguiça de ler textos escritos, preferindo consumir conteúdo no formato de vídeo, o que se confirma pela proliferação dos vlogs na internet, alguns dos quais alcançam altos índices de audiência. Para que vocês tenham uma ideia do que estou falando, basta atentarmos para o seguinte fato: em quase dois anos de atividade, o Batalha de Mentes teve até agora, no momento em que escrevo este texto, algo em torno de 43.600 visualizações; isso é bem pouco, na verdade, já que os maiores canais de xadrez no YouTube, como o Xadrez Brasil e o Raffael Chess, conseguem atingir e até ultrapassar essa quantidade de visualizações com um único vídeo! Além disso, a cada dia que passa surgem novos vlogs (alguns deles feitos por Grandes Mestres), revistas e sites especializados, e essa grande disponibilidade de canais contribui para dispersar ainda mais o público interessado em xadrez, que se vê atraído por outros sites e plataformas. 

Pelos motivos acima expostos, não tenho dúvidas de que encerrar as postagens do Batalha de Mentes é a coisa certa a se fazer. De qualquer forma, o conteúdo do blog continuará disponível para futuros acessos pela comunidade enxadrística: nestes quase dois anos de atividades, deixo ao público um acervo com cerca de 700 publicações, com teor interessante e diversificado, composto por curiosidades, partidas brilhantes, entrevistas, exercícios, biografias e citações de enxadristas famosos, etc. Quanto a mim, pretendo continuar produzindo textos e artigos sobre xadrez, mas desta vez em ritmo bem mais lento, os quais serão publicados oportunamente, nos canais que vierem a abrir espaço para receber as produções de minha autoria. Espero contar com a compreensão dos amigos e amigas que vinham acompanhando o meu trabalho à frente do BM, e quero agradecer imensamente a todos os que me acompanharam nessa jornada em busca de diversão e conhecimento. Como tudo que começa tem um fim, chegou a hora de me despedir de vocês... um abraço a todos e até uma próxima oportunidade!

Descanse em paz, Batalha de Mentes! Sentirei saudades!!

✫ 27/01/2019

+ 04/01/2021

 

8 comentários:

  1. Espero que os seus novos empreendimentos rendam a você os mesmos prazeres e satisfações que o "BM" rendeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo. Novo ano, novos projetos, e vida que segue... o importante é que minha ligação com o xadrez permanecerá. Um abraço.

      Excluir
  2. Uma pena ouvir isso, participei de uma matéria que até hoje me lembro com satisfação. Mas decisões sempre devem ser tomadas, que seus futuros projetos tenham sucesso, forte abraço de um amigo enxadrista.

    ResponderExcluir
  3. Verdade, Júnior. Você é um enxadrista promissor, espero que também alcance sucesso dentro e fora dos tabuleiros... obrigado por acompanhar o blog até aqui e um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Sentiremos muita falta do BM, muito obrigado Jales por neste período de vida do BM ter nos trazido tantas publicações interessantes, sentiremos muita falta do BM. Parabéns e obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  5. Também quero agradecê-lo pelo apoio e incentivo dado ao blog, amigo Joaquim. Continuaremos mantendo contato, pois a paixão pelo xadrez nos une!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo empenho com o blog Luiz Fábio.

    Quem tem blog e busca oferecer o melhor, acaba sofrendo e se cansando sem ter outra contrapartida a não ser um diário seu com suas impressões.

    Eu também tenho um blog, o Xadrez Guairense, e venho alimentando com análises minhas, situações que vejo e acompanho do xadrez... dá grande satisfação, mas exige tempo mesmo!

    Parabéns pelo material! Curti bastante o material dos campeões mundiais, em especial do Smyslov. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio e palavras de reconhecimento, amigo. Espero ter contribuido de alguma forma para informar os enxadristas a respeito da história desse jogo fascinante que é o xadrez! Abraço.

      Excluir