segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

ENTREVISTA COM LUIZ ANTONIO TOMAZ - CAMPEÃO PARAIBANO DE XADREZ 2018

No domingo passado (dia 27/01), um dia depois de ter conquistado o título de campeão paraibano de xadrez de 2018, Luiz Antonio Tomaz concedeu uma entrevista ao blog Batalha de Mentes. Nessa entrevista, ele falou a respeito dos seus planos, metas e também sobre o match contra Doriedson Lemos. Agradecemos a Tomaz pela sua gentileza e disponibilidade em nos atender. Vamos à entrevista!



Blog BM: No último sábado você conquistou o título de campeão paraibano de xadrez do ano de 2018. Provavelmente você é o enxadrista mais jovem a obter esse título. Como você avalia essa importante conquista?

Tomaz: Essa vitória foi marcante para mim, pois esse era, há bastante tempo, um dos meus objetivos. Foram 6 anos de tentativas, estudo e esforço. Este não foi um resultado que veio fácil, por isso a dificuldade o tornou muito mais gratificante.



Blog BM: Como foi sua preparação para o match contra Doriedson Lemos?

Tomaz: Para este match não segui uma preparação específica, fiz apenas o que gosto de fazer: assisti séries, ouvi músicas, dormi bem e tentei pensar o mínimo possível no match e esquecer qualquer pretensão de vitória, buscando me divertir, fazer meu melhor e simplesmente jogar xadrez. O que viesse seria lucro!



Blog BM: Você poderia fazer uma breve análise do match?

Tomaz: O match foi muito bem organizado pela Federação Paraibana de Xadrez. O ambiente era confortável e o clima agradável. No que tange às questões técnicas, o match foi duro pra mim. Devido à falta de preparação, busquei desviar da teoria na abertura e fiquei com uma posição algo incômoda na primeira partida, porém, devido a algumas imprecisões do meu adversário, ganhei um peão. Consegui uma posição vencedora, mas, em um instante de distração, levei um duplo previamente calculado e fiquei virtualmente perdido. Contudo meu adversário caiu em apuro de tempo, cometeu novas imprecisões e num final absolutamente empatado levou o Rei para a casa errada, me permitindo alcançar o primeiro ponto. Essa derrota abalou o campeão Doriedson Lemos, e o intervalo de 10 minutos até a segunda partida certamente não foi suficiente para sua recomposição. Na segunda partida, Doriedson perdeu 2 peões em plena abertura. Por imprecisão minha ele recuperou um peão, mas às custas de uma troca de Damas que me levava a um final superior, que felizmente consegui converter em vitória. Quanto à terceira partida, houve empate por comum acordo.



Blog BM: O que você achou do formato de disputa do campeonato paraibano de xadrez 2018?

Tomaz: Eu tenho muitas ressalvas quanto a esse formato. Eu acredito que o título de campeão paraibano de xadrez deveria levar em consideração mais variáveis do que o formato atual. Em primeiro lugar, no formato atual vencer o campeonato paraibano não se mostra significativo: uma disputa de 3 partidas em um único dia não refletem de forma alguma a trajetória de um ano todo de trabalho por parte dos enxadristas. Eu sou inferior a Doriedson em técnica e conhecimento enxadrístico, embora a diferença não seja muito grande, mas eu o venci. Mas isso não me torna o melhor jogador do estado, nem superior ao Doriedson, significa apenas que em 1 dia (em 365 dias) eu joguei um pouco melhor que ele.



Blog BM: Você gostaria de sugerir alguma modificação nesse formato de disputa?

Tomaz: Esse formato não é nada atrativo nem reflete a realidade, na minha opinião. Eu acho que o Campeonato Paraibano deveria privilegiar o jogador que apoia e contribui para o crescimento do esporte. Creio que deveria ser disputado em várias etapas e ritmos ao longo do ano, onde os jogadores iriam somando pontos e, ao final, aquele que somasse mais pontos seria o campeão. Esse formato incentivaria a participação dos jogadores nos eventos da federação, refletiria o trabalho dos jogadores no ano e obrigaria aqueles "mais cotados" a jogarem. Mas, acima de tudo, daria oportunidade ao verdadeiro campeão paraibano: o jogador que ama o esporte, se desloca para jogar torneios, está sempre participando e incentivando nosso jogo ciência. Isso é mais importante que o resultado, e esses jogadores merecem ser muito mais privilegiados do que são atualmente, porque é graças a eles que o xadrez vive em nosso estado!



Blog BM: Seus resultados competitivos vêm melhorando a cada ano. Você acredita que pode continuar evoluindo até alcançar o título de Mestre FIDE, ou você tem outras prioridades?

Tomaz: Não tenho mais pretensão de ser mestre. Tive esse desejo por muito tempo, mas esse desejo me fez esquecer por um bom tempo sobre o que o xadrez é: xadrez é sobre fazer amigos, sobre vencer a si mesmo e não aos outros, é um instrumento que auxilia a entender a vida! Eu tenho o comprometimento de ser feliz, entender o xadrez através desse amor incondicional que tenho pelo jogo e fazer o melhor que eu puder. Se um título vier, certamente acharei bacana, mas é a busca, o caminho, que verdadeiramente me encanta.



Blog BM: Seria muito bom se o xadrez fosse mais reconhecido e valorizado em nosso país. O que você acha que está faltando para que isso aconteça?

Tomaz: Falta incentivo à educação e cultura. Outro fator relevante é que no Brasil o xadrez não é apresentado de modo inteligente: não há um amplo trabalho de base, não há uso inteligente e extensivo de publicidade e propaganda, que é um dos principais modos de captação de recursos pelos esportes (vide o futebol). A ausência de apoio, seja do Estado ou de entidades privadas e a falta de competitividade internacional (de um jogador de topo) também são outros agravantes. Claro, se não temos jogadores de topo é devido à falta de apoio.



Blog BM: Agora na condição de campeão paraibano de xadrez, como você espera contribuir para o desenvolvimento desse esporte em nosso estado?

Tomaz: Minha capacidade de interferir na dinâmica do xadrez na Paraíba é verdadeiramente limitada. Eu tenho muitos planos que gostaria de implementar, mas não disponho de recurso algum para executá-los. É difícil ser levado a sério com 21 anos de idade (risos). Mas espero poder difundir mais o xadrez, usar o pouco de conhecimento que tenho e ajudar a orientar qualquer pessoa que busque minha ajuda para entender mais o jogo. Gostaria realmente de usar este título para criar algo bom, e desde já estou aberto a sugestões.



Blog BM: Quais são os seus planos para 2019 com relação ao xadrez?

Tomaz: Eu pretendo me distanciar um pouco do xadrez em 2019, para estudar e buscar um emprego. Hoje minha renda provém exclusivamente das premiações de torneio, e está realmente difícil me manter dessa forma. Tentei ser professor de xadrez (certamente um dos meus sonhos), mas não tive sucesso. Portanto, meu objetivo será tentar passar em um concurso e conseguir recursos. Um dia, quando adquirir estabilidade, retornarei ao xadrez para lutar pelas mudanças que acho necessárias.



Blog BM: Ao encerrarmos a entrevista, gostaria que você deixasse uma mensagem aos leitores do blog.

Tomaz: Minha mensagem é: acredite em si mesmo! Tenha fé em si mesmo e seja sempre o melhor que puder ser! Um dia, aos 10 anos, eu quis jogar xadrez. Desde aquele dia, mais de 11 anos se passaram, muitos momentos bons e muitas dificuldades, 6 anos de tentativas até conseguir chegar a vencer o Campeonato Paraibano... Na vida as coisas não vêm fácil, mas para quem persevera, uma hora elas chegam. Então tente, enquanto você não desistir, há esperança! Aproveito este espaço para agradecer à FPBX pelo apoio e patrocínio nessa jornada, em especial a Fernando Melo e Genildo Gomes por acreditarem em mim, e também a Arthur Olinto, meu estimado técnico e amigo de longa data! Desejo felicidades a todos! Gens una sumus!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário