sexta-feira, 13 de novembro de 2020

A ORIGEM DO TERMO "CAPIVARA"

 

A capivara (Nome científico: Hydrochoerus hydrochaeris) é um mamífero roedor que habita boa parte da América do Sul, incluindo o Brasil. É parente das pacas, cutias, preás e porquinhos-da-Índia, sendo um dos animais mais simpáticos e "fofinhos" da nossa fauna. No jargão enxadrístico, capivara é o título que se atribui ao jogador fraco, que apesar de jogar xadrez há muito tempo não consegue melhorar o seu nível de habilidade no jogo, seja lá por qual motivo for. Sem dúvida, tanto eu como a maioria dos leitores que acompanham nosso blog se enquadram nessa categoria (😅😅😅), e, no meu caso, ostento esse título com todo orgulho. Mas o amigo enxadrista conhece a origem do termo capivara quando aplicado ao xadrez? Eu também não conhecia, até que tempos atrás me deparei com a seguinte explicação na internet:

"Capivarol era um tônico fabricado em Juiz de Fora (MG) na primeira metade do século passado e vendido nas farmácias de todo o Brasil. O fabricante produzia também um almanaque, que era distribuído gratuitamente nas farmácias, o qual trazia curiosidades, piadas, informações de utilidade pública e jogos. Havia uma seção com posições de tabuleiros de xadrez para análise de possibilidades de jogadas. Ocorre que os problemas eram bastante simples, e então, dos jogadores medíocres, se dizia que aprenderam consultando o almanaque Capivarol. Às jogadas igualmente medíocres, se passou a denominar 'capivaradas' e aos seus autores, 'capivaras'". 

 


Aí está, meus amigos, uma possível explicação, aliás bastante plausível, para a origem do termo capivara, que hoje tem uso generalizado no meio enxadrístico. Se ela corresponde à realidade eu de fato não tenho como comprovar, mas como o assunto é interessante, resolvi trazê-la ao conhecimento do nosso público leitor. Em breve estaremos de volta, trazendo mais curiosidades a respeito do fascinante universo do xadrez!

 

7 comentários:

  1. Gostei de saber a origem do nome Capivara. Gostei também que agora podemos nos considerar simpáticos e "fofinhos", rsrsrs. A foto da matéria tá uma gracinha. Acho que a capivarinha tem mais de quarenta porque está usando óculos para ler, rsrs. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. É você, Céu? Dessa vez você esqueceu de se identificar... rsrs.

    ResponderExcluir
  3. Esqueci, mas tinha certeza que vc me identificaria rsrsrs. De vez em quando posto uns comentários meio engraçados, para mostrar meu lado humorístico que eu gosto tanto e fazer as rirem. Esse remédio (rir) cura muita coisa. Abraço! Céu

    ResponderExcluir
  4. * e fazer as pessoas rirem

    ResponderExcluir
  5. E eu que achava que era uma capivara, mas acho que não entro nessa classe, estou bem abaixo rs. E a pessoa que só sabe mover sem pensar em estratégia nenhuma e perde todas? Tem alguma denominação? rs

    ResponderExcluir
  6. Capivarol kkk, essa foi boa .. Escreve muito bem, amigo, seguindo

    ResponderExcluir
  7. Há muito tempo, eu já me autodeclarava um "Capivara", então, depois de ler essa publicação, estou muito satisfeito em descobrir minhas origens hahaha. Um abraço a todos os capivaras da página!

    P.S.: C4 é melhor que E4 e D4. Vocês ainda não estão preparados para essa conversa.

    ResponderExcluir