Foi encerrado ontem (13/09) o torneio on-line "Champions Showdown Chess 9LX", na modalidade Xadrez 960, do qual falamos em uma publicação anterior (veja aqui). A atração principal da competição, sem dúvida, foi a presença do ex-campeão mundial Garry Kasparov, que vez por outra rompe o isolamento da sua aposentadoria como jogador para competir em alguns torneios extraoficiais. Foram 10 jogadores da elite internacional que se reuniram para jogar esse torneio, e todos se enfrentaram entre si. Após 9 rodadas, os GMs Magnus Carlsen e Hikaru Nakamura dividiram a 1ª colocação, ambos com 6,0 pontos ganhos. Em segundo lugar, vieram Levon Aronian e Fabiano Caruana, também empatados com 5,5 pontos. Kasparov terminou apenas em 8º lugar, com 3,5 pontos. Veja a classificação final no quadro abaixo.
Por falar em Kasparov, a atuação dele não foi das melhores, e ficou marcada por um grave erro na sua partida contra Fabiano Caruana, o qual mostraremos no diagrama a seguir.
Na posição do diagrama, Kasparov, jogando de brancas, têm maiores chances de vitória, por causa do seu peão a mais. As negras, conduzidas por Caruana, acabaram de jogar Bc5, para promover a troca de bispos. Eis que neste momento Kasparov joga o horrível Dc2??, perdendo o seu bispo, que é imediatamente capturado com Bxd4+. Kasparov explicou essa aparente "capivarada" alegando que jogara o lance Dc2 como um premove, ou seja, um movimento que se faz no xadrez on-line, em resposta a um possível lance do adversário. "Nem mesmo pendurei uma peça, foi a máquina!", lamentou Kasparov. Ele lutou para se recuperar desse erro, mas certamente deve ter ficado com o psicológico abalado, e na sequência fez apenas 0,5 ponto nas últimas 4 rodadas, depois de ter começado o torneio muito bem. Na última rodada, ele tentou vencer um final de jogo com torre e bispo contra torre contra Vachier-Lagrave, mas o jogo terminou empatado, após 123 lances! Agora, só nos resta aguardar para sabermos quando será a próxima aparição do "Ogro de Baku" nos tabuleiros - sejam eles virtuais ou presenciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário