terça-feira, 22 de setembro de 2020

O MATE DE GRECO

 

Existe no xadrez um padrão de xeque-mate conhecido como o "Mate de Greco", em homenagem a Gioacchino Greco (1600-1634), que foi um dos primeiros autores de manuscritos dedicados ao xadrez. A posição desse mate, representada no diagrama abaixo, apareceu pela primeira vez em um tratado que Greco fez publicar em 1619. Esse padrão de mate combina o controle da casa do rei adversário por parte de uma peça atacante com um xeque fatal na coluna "h", e faz parte dos temas de ataque ao roque, sobretudo nas posições de roques em lados opostos. Vejamos:

 

O famoso "Mate de Greco"
 

 

Como podemos ver no diagrama, as brancas controlam a casa g8, e podem abrir a coluna h com um sacrifício, ganhando a partida:

1. Txh7+ Isto elimina o último defensor do rei negro.

1. ... Rxh7 (forçado) 2. Dh5#

 

QUEM FOI GRECO? 

 

No ano de 1600, nascia na Calábria (sul da Itália) Gioacchino Greco, que se converteria no mais brilhante enxadrista do seu tempo. Por causa do seu lugar de origem, foi mais tarde apelidado de Il Calabrese, que significa "O Calabrês". Autodidata, aprendeu a jogar lendo os livros de Ruy Lopez de Segura e Alessandro Salvio. A certa altura da vida muda-se para Roma, onde conquista a amizade de autoridades da Igreja Católica. A pedido deles, escreve uma obra sobre xadrez que veio a lume em 1619. Depois percorre a França e a Inglaterra, sempre enfrentando os melhores jogadores de cada localidade e escrevendo livros sob a proteção dos mecenas. Por fim, dirige-se a Madri, instalando-se na corte do Rei Felipe IV, onde ninguém consegue derrotá-lo. Um nobre espanhol o convida a acompanhá-lo numa viagem às Antilhas, onde vem a falecer, em 1634. Greco é considerado por estudiosos como sendo o melhor enxadrista do século XVII.

 

Gravura representando Gioacchino Greco

Nenhum comentário:

Postar um comentário