quarta-feira, 9 de setembro de 2020

SEÇÃO TALENTOS DO XADREZ PARAIBANO - ELLEN PEREIRA

 

Estamos de volta com mais uma postagem da Seção Talentos do Xadrez Paraibano! A primeira postagem dessa seção foi publicada no mês de junho, e colocou em evidência as irmãs enxadristas Yasmin e Sara Soares de Medeiros, da cidade de Várzea, consideradas as melhores jogadoras da Paraíba, apesar da pouca idade. Lembrando que a ideia dessa seção é apresentar para a comunidade enxadrística novos talentos do xadrez em nosso estado, especialmente crianças e jovens. Dando continuidade a esse importante trabalho de divulgação de novos talentos, hoje iremos trazer ao conhecimento do(a)s leitore(a)s um pouco sobre a vida e a trajetória de mais uma promissora enxadrista, a jovem Ellen Pereira da Silva, de 15 anos, residente na cidade de Jacaraú, localizada na microrregião do litoral norte paraibano. Ellen vem encarando os treinos de xadrez com muita dedicação e se destacando em competições escolares locais e estaduais. Ela já disputou duas edições do campeonato paraibano escolar (2017 e 2018), ficando em 3º lugar na primeira participação e em 1º na segunda. Em 2019, além de ter participado do Aberto do Brasil - Memorial Machado de Assis, Ellen competiu no Rio Grande do Norte, nos eventos JERNS e JUVERNS, ficando em 1º lugar no primeiro e em 3º lugar no segundo, bons resultados para quem começou a jogar há apenas quatro anos. Eu mesmo já tive oportunidade de sentir na pele a força do jogo dela, pois perdi uma partida que joguei contra Ellen em um torneio on-line promovido no mês passado, pela AXMA (Associação de Xadrez Machado de Assis). Na ocasião, sem conhecer sua real força de jogo, me deixei enganar pelo rating relativamente baixo de Ellen (nossa diferença de rating na época era de 250 pontos!), acabei vacilando e levando xeque-mate!👊😂😂  Essa derrota serviu para me relembrar uma velha lição, que teimamos em esquecer: nunca subestime um(a) oponente, seja ele(a) quem for! Aliás, nesse torneio Ellen foi campeã invicta, com 4 vitórias em 4 partidas, jogando só contra homens!

Um outro fato digno de ser mencionado é que Ellen atualmente vem sendo treinada pelo forte enxadrista e instrutor Fagner Lima, da cidade de Baraúna-PB. Esse acompanhamento por parte de um jogador mais qualificado certamente irá potencializar as habilidades de Ellen, e, caso ela continue se dedicando ao estudo e à prática do jogo-arte-ciência, tem tudo para evoluir e quem sabe chegar a se destacar no cenário feminino nacional! Desejamos sucesso a essa jovem e talentosa enxadrista, tanto nos tabuleiros como na sua vida pessoal e profissional, e agradecemos sua atenção e gentileza em conceder esta entrevista para o blog Batalha de Mentes. Vamos à entrevista!

 

ENTREVISTA COM ELLEN PEREIRA



Blog BM: Ellen, como foi seu início no xadrez?

EllenComecei a jogar aos 11 anos na escola, em consequência de uma lei municipal da minha cidade. De início não gostei muito, achava chato, mas lembro que fui ganhando por várias semanas dando mate pastor (risos), só que depois de um tempo o professor ensinou os outros a se defenderem, e como eu era muito competitiva, fui procurando formas para continuar me saindo bem. Com o tempo, eu comecei a me destacar e ter o apoio de várias pessoas fundamentais, meu primeiro treinador Adilson e meus pais, que me incentivaram e foram essenciais na minha evolução.
 
Blog BM: O que mais lhe chamou a atenção nesse jogo milenar?

Ellen: Toda a complexidade por trás das simples jogadas. É muito incrível quando todas as peças se conectam e se posicionam de forma harmoniosa no tabuleiro.
 
 

 
Blog BM: Como é a sua rotina de treinamento?

Ellen: Eu treino de segunda a sábado, de 5 a 6 horas por dia, faço tudo no computador com livros ou sites e divido os horários para estudar cada parte do jogo. Quando tem torneios, foco mais em revisar o repertório e alguns finais e treinar mais tática.

Blog BM: E quanto ao seu atual treinador, Prof. Fagner Lima... como vocês se conheceram e como ele influencia a sua preparação?

Ellen: Conheci o Fagner em 2018, quando fui representar a Paraíba nos JEJ (Jogos Escolares da Juventude). A partir daí meu jogo mudou completamente e eu observei a verdadeira dimensão que tinha o xadrez... antes eu jogava na intuição e tinha alguns conhecimentos sobre abertura e tática. Com ele eu aprimorei os conhecimentos que eu já tinha e aprendi muitas coisas novas, como estratégia, finais, cálculo, entre outros.
 
 
Ellen Pereira e seu atual treinador, Prof. Fagner Lima

 
Blog BM: Você tem algum ídolo no xadrez ou jogador em que busca se inspirar? 

Ellen: Eu amo e me inspiro bastante na Judit Polgar, pelo seu jogo totalmente cirúrgico e agressivo, e também por ela representar tão bem as mulheres, que naquela época não tinham oportunidades. Ela foi muito forte e a admiro demais por ter enfrentado o machismo da época, ela é bem mais do que uma inspiração.

Blog BM: Fale um pouco a respeito da sua experiência em jogar um torneio grande como o Memorial Machado de Assis. 

Ellen: Foi uma experiência muito boa, pois até então eu só tinha jogado torneios por categoria e lá tive a chance de formar meu rating FIDE. Infelizmente, por ser a primeira vez, acho que o cansaço e a inexperiência afetaram muito, mas, apesar de tudo, penso que fiz um bom torneio.


Blog BM: O meio enxadrístico sempre foi um ambiente dominado por homens. Na sua opinião, a que se deve essa baixa participação de mulheres no xadrez? 

Ellen: Infelizmente, o preconceito em adição ao machismo é algo que dificulta muito a inserção da mulher nesses locais. Acredito que isso acaba resultando em menos incentivos a torneios femininos e algumas acabam ficando desestimuladas.

Blog BM: Quais são os seus projetos para o futuro relacionados ao xadrez? 

Ellen: Quero poder incentivar o xadrez, principalmente o feminino, e ajudar e inspirar as pessoas a não cometerem os mesmos erros que cometi. Meu sonho é me tornar WGM, mas tenho várias metas e outros sonhos que corroboram com o objetivo final.
 
 
Ellen ao lado do seu primeiro treinador, Adilson Santos

 
Blog BM: Existe algum ensinamento ou princípio do xadrez que você procura colocar em prática na sua vida cotidiana?

Ellen: O xadrez é rico em ensinamentos, mas tento ser igual ao peão: só seguindo em frente, usando o passado como ensinamento sem estar presa a ele, e, conseguindo superar todos os obstáculos, chegarei ao meu destino final: o meu sonho.

Blog BM: Ao encerrarmos a entrevista, gostaria que você deixasse uma mensagem para os leitores do blog.

Ellen: Que todos os obstáculos e empecilhos não te impeçam de sonhar grande, não tenha medo de ter sonhos grandiosos. Lute por ele, faça um plano de ação e estabeleça metas para ir atrás do que você deseja!! Seu esporte é sua mensagem para o mundo, faça com que seja inspirador!
 
 

 
E assim, amigo(a)s, chegamos ao fim da entrevista com a jovem Ellen Pereira, que nos revelou um conteúdo bastante inspirador, com conselhos que servem não apenas para o esporte mas também para a vida. Esperamos que vocês tenham gostado e se deixado contagiar pela motivação demonstrada por essa enxadrista cheia de sonhos e de garra, que busca lutar contra o machismo e o preconceito, os quais, infelizmente, ainda afetam as mulheres que se aventuram na prática do nosso querido esporte. Aproveito para pedir a colaboração dos leitores a fim de podermos prosseguir com as postagens da Seção Talentos do Xadrez Paraibano: se você reside na Paraíba e é professor de xadrez ou tem um filho ou parente, criança ou adolescente, que apresenta um desempenho acima da média no xadrez, entre em contato conosco nos comentários, para que possamos verificar a possibilidade de publicar uma matéria sobre ele(a). Obrigado a todos pela atenção e até breve!
 

6 comentários:

  1. Bela entrevista! Certeza essa menina vai longe, nunca conheci alguém tão dedicada quanto essa garota. Cheia de sonhos e objetivos, evoluiu tanto nesses quase dois anos que à conheço. Parabéns ao Blog pelo espaço concedido!

    ResponderExcluir
  2. Não tenho palavras para descrever Ellen. Sensacional

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, amigos. Tenho certeza de que Ellen aprendeu muito com vocês dois. Confesso que fiquei impressionado com a motivação dela para estudar xadrez, nem nos meus tempos áureos eu sequer cheguei perto de estudar 6 horas por dia! Se ela continuar nesse ritmo, chegará a WFM, no mínimo.

    ResponderExcluir
  4. Como é gratificante vê uma joven tão dedicada e focada em seus objetivos,parabéns Ellen pela suas vitórias,que Deus lhe conceda sempre o melhor em sua caminhada. Teras futuro brilhante minha princesa. Te amo .

    ResponderExcluir
  5. Qui orgulho ter vc como prima ,continue sendo está jovem dedicada, que a vitória e certa. Parabéns prima.

    ResponderExcluir