sábado, 17 de outubro de 2020

SEÇÃO BATE & REBATE #11

 

Prezado(a)s amigo(a)s, nesta publicação de número 11 da Seção Bate & Rebate, vamos apresentar uma entrevista com uma pessoa especial para o blog Batalha de Mentes, a minha amiga Maria do Céu! Céu, como é conhecida entre os mais próximos, é certamente, junto com o amigo Joaquim Virgolino, a leitora mais assídua e a maior incentivadora do meu trabalho à frente do blog, sempre comentando as postagens e interagindo conosco, razão pela qual tenho pela pessoa dela grande gratidão e carinho. Trata-se de uma figura muito querida nos círculos enxadrísticos de João Pessoa-PB, sempre alegrando o ambiente com sua presença carismática. Céu também se destaca fazendo versos, e já tivemos a oportunidade de publicar dois poemas de sua autoria, escritos em homenagem a este singelo blog. Ela é, sobretudo, uma profunda admiradora da Arte de Caíssa, embora tenha uma atuação discreta como jogadora, sem pretensões competitivas. Quando Joaquim lançou a proposta de criar esta seção no Batalha de Mentes, logo me convenci de que a poetisa-enxadrista Céu não poderia ficar de fora dela... algum tempo depois a convidei para participar, e aqui estamos hoje, enfim publicando a aguardada entrevista de Maria do Céu, a quem quero agradecer pela disponibilidade e gentileza com que aceitou o meu convite. Por último, um detalhe importante: ao contrário das entrevistas anteriores, que foram realizadas pelo nosso colaborador Joaquim Virgolino, a entrevista de Céu foi preparada por mim. Espero que gostem!

 

NOME: Maria do Céu Alves

IDADE: 60 anos

CIDADE NATAL: Patos-PB

PROFISSÃO: Economista 

 

01 - Qual é a sua cor favorita? R.: Lilás.

02 - Comida favorita? R.: Pescados.

03 - Passatempo favorito? R.: Cinema e televisão.

04 - Um filme inesquecível? R.: Citar um só é difícil, sou cinéfila.

05 - Qual foi o livro de xadrez mais interessante que você já leu? R.: Xadrez vitorioso: Estratégias, de Yasser Seirawan.




06 - Uma música que marcou a sua vida? R.: All I ask of you (Do musical "O Fantasma da Ópera").


Obs.: Conheça a música escolhida pela entrevistada assistindo ao vídeo a seguir:

 




07 - Qual o seu maior medo? R.: A destruição total da natureza pela ganância humana.
 
08 - Um sonho? R.: Voltar às aulas presenciais de instrumentos musicais.
 
09 - Qual a sua relação com o xadrez? R.: Não me considero uma jogadora de xadrez. Tenho-o como um hobby e sou uma grande admiradora dessa belíssima arte. Sou grata aos amigos que tenho no xadrez, porque estão sempre me incentivando.
 
10 - Se você pudesse mudar alguma coisa no mundo, o que seria? R.: No mundo nada. Mudaria nas pessoas. São elas que precisam de mudanças para vivermos num mundo melhor.




11 - Quem é o seu maior ídolo no xadrez, e por quê? R.: Gosto do Capablanca e do Anand. O porquê eu não sei (risos).

12 - Quem é o seu maior ídolo fora do xadrez, e por quê? R.: Vou citar dois: Charlie Chaplin e Ayrton Senna. O primeiro não precisa falar nada, e o segundo pelo seu espírito de luta para alcançar seus objetivos.

13 - Qual o seu maior defeito? R.: Perfeccionismo.

14 - Sua maior qualidade? R.: Honestidade.

15 - Estilo musical favorito? R.: Qualquer estilo, desde que seja música de boa qualidade.


Maria do Céu cumprimentando o MF Francisco Cavalcanti


16 - Você não tira o chapéu para... R.: Hipocrisia.

17 - Qual o ensinamento ou princípio do xadrez é útil na sua vida? R.: Concentração e encarar o adversário sem medo de errar, porque ele também irá cometer erros.

18 - Existe alguma coisa que você gostaria de aprender? R.: Muitas! Uma delas é pilotar um avião (sonhando alto rsrsrs).

19 - Qual mensagem você deixaria para os leitores do blog? R.: Minha mensagem é: nunca se sintam perdedores. Se vocês não ganham uma partida, vocês não perdem, vocês aprendem.

20 - Maria do Céu por Maria do Céu: R.: Alguém simples que gosta de ver as pessoas felizes!


Céu ao lado dos amigos Ubirajara Barros (à esq.) e Eny Nóbrega


E assim amigo(a)s, finalizamos mais uma entrevista da Seção Bate & Rebate. Desejo a amiga Maria do Céu muitas felicidades e sucesso na busca pelos seus objetivos, e espero continuar desfrutando ainda por muito tempo da sua companhia nos círculos enxadrísticos paraibanos. Gostaria também de parabenizá-la pela sua postura sempre educada e gentil, mesmo diante das derrotas, o que nos mostra que a amizade e a gentileza podem coexistir com o sentimento de competitividade que caracteriza o ambiente esportivo. Muito obrigado pela sua amizade Céu, você é especial!

6 comentários:

  1. Parabéns Céu! Muito orgulhosa de ser amiga de uma artista modesta. Sempre surpreendendo, seja como poetisa ou como enxadrista. Não esqueça: Nunca é tarde para realizar um sonho, só precisa acreditar e fazer acontecer. Um abraço, Gil.

    ResponderExcluir
  2. Que chique! Obrigada amiga, pelas lindas palavras! Abração!

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Jales! Foi um prazer participar desta entrevista e quero deixar aqui o meu agradecimento a você pelas bonitas palavras a mim dirigidas. Agradeço também aos amigos que viram a matéria através deste blog ou pelo celular e me mandaram mensagem via Whatsapp. Só elogios, rsrsrs. Continue com esta Seção que é muito legal! Vida longa ao Batalha de Mentes e Obrigada também pela sua amizade! Abraço! Céu

    ResponderExcluir
  4. O prazer foi todo meu, Céu! Sua entrevista abrilhantou o blog e fez muito sucesso, só hoje tivemos quase 200 visualizações! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela entrevista Céu, ratificando tudo aquilo que conhecemos de sua pessoa, grande cultivadora de amizades o meu apreço e sinceros agradecimentos.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Bira! É uma honra tê-lo como amigo! Abraço! Céu

    ResponderExcluir