sábado, 10 de outubro de 2020

SEÇÃO BATE & REBATE #10

 

Amigo(a)s, chegou o momento de publicarmos mais uma entrevista da Seção Bate & Rebate aqui no blog Batalha de Mentes, a de número 10! Como vocês já sabem, o propósito desta seção, idealizada pelo nosso amigo e colaborador Joaquim Virgolino, é promover a interação com enxadristas de todo o Brasil e até do exterior, por meio de entrevistas rápidas, no formato "pingue-pongue", que são realizadas por Joaquim e publicadas sempre aos sábados. Vocês lembram quem foram os nove primeiros entrevistado(a)s desta seção? Se não lembram, aí está a lista com o nome dele(a)s: 1 - Ramyres Coelho; 2 - Marcela Colautti; 3 - Thauane de Medeiros; 4 - Ana Vitória Rothebarth; 5 - GM Axel Bachmann; 6 - Astrid Alcala; 7 - Virgínia Lagrange; 8 - Amanda Grum; e 9 - MI Herman Claudius van Riemsdijk.

Como podem ver, nas publicações desta seção temos privilegiado a participação do público feminino, por entendermos que as mulheres enxadristas precisam de mais atenção e espaço nos canais de divulgação do xadrez. E, para abrilhantar esta décima publicação, convidamos uma das jogadoras mais promissoras do cenário enxadrístico nacional, a WFM paulistana Júlia Alboredo! Para que conheçam melhor nossa entrevistada, vamos mostrar um resumo do seu currículo, retirado do site Damas em Ação: rumo à maestria, que se destina, entre outras coisas, a incentivar e dar maior visibilidade ao xadrez feminino no Brasil:

JÚLIA ALBOREDO - Paulistana, residente em São Paulo, 23 anos completos. Atleta, e cursando Bacharelado em Química na Faculdade.

BREVE HISTÓRICO

Em 2007 conquistou o seu primeiro Brasileiro Escolar na categoria do 6° ano do Ensino Fundamental. Foi bicampeã Paulista (2010,2013) e em 2012 sagrou-se bicampeã brasileira escolar na categoria até o 1° ano do Ensino Médio. Foi bicampeã Brasileira sub-20 (2015,2017) e em 2017 se consagrou Campeã Brasileira Universitária. Representou o Brasil em quatro Campeonatos Sul-Americanos (dois em 2012, 2013, 2014), onde nas duas últimas edições trouxe a prata para o Brasil, sendo que na última, conquistou o título de WFM (Woman Fide Master). Representou o Brasil em dois mundiais (2011, 2013) que ocorreram respectivamente no Brasil e Emirados Árabes, e em 2016 representou o Brasil na última Olimpíada na qual foi realizada em Baku-Azerbaijão.

Atualmente, Júlia Alboredo detém a marca de 2.182 pontos de rating FIDE clássico, uma forte jogadora. Uma vez apresentada nossa convidada, vamos à entrevista!


 

 

NOME: Júlia Alboredo

IDADE: 23 anos

CIDADE NATAL: São Paulo-SP 

 

01 - Qual é a sua cor favorita? R.: Azul.

02 - Comida de que mais gosta? R.: Lasanha.

03 - Bebida preferida? R.: Suco de laranja.

04 - Um filme inesquecível? R.: Gladiador.

05 - Qual o livro de xadrez mais interessante que você já leu? R.: Lessons with a Grandmaster, de Boris Gulko.

 

 

06 - Uma música que marcou vida? R.: Bohemian Rhapsody, da banda Queen.

Obs.: Conheça a música escolhida pela entrevistada assistindo ao vídeo a seguir: 

 


 

07. Qual o seu maior medo? R.: Perder pessoas próximas.

08. Um sonho? R.: Ser a melhor jogadora de xadrez do mundo.

09. Quais as três pessoas que você adoraria convidar para jantar? R.: Judit Polgar, Johnny Depp e Freddie Mercury.

10. Uma partida ou lance inesquecível de alguma lenda do xadrez? O lance Te3!!, na partida Reti x Alekhine (1925).

 


11. Quem é o seu jogador de xadrez favorito? R.: Kasparov.

12. Seu maior defeito? R.: Querer fazer mil coisas ao mesmo tempo ao invés de focar bem em uma.

13. Uma atriz ou ator? R.: Johnny Depp.

14. Estilo musical preferido? R.: Variado, gosto bastante de rock clássico.

15. Eu não tiro o chapéu para... R.: Para pessoas que não pensam no próximo.

 


16. Qual ensinamento ou princípio do xadrez é útil na sua vida cotidiana? R.: Que você nunca deve desistir dos seus sonhos, pois eles podem ser alcançados com muito esforço e persistência.

17. O que você salvaria da sua casa se ela estivesse pegando fogo? (Apenas duas coisas) R.: Livros de xadrez.

18. O que você aprecia em uma pessoa? R.: Aprecio as pessoas que batalham para conquistar suas coisas na vida.

19. Existe alguma coisa que você gostaria de aprender? R.: Gosto bastante de aprender idiomas, falo inglês e espanhol e já fiz curso de italiano. Gostaria de aprender francês, alemão e russo.

20. Júlia Alboredo por Júlia Alboredo: R.: Sou uma pessoa que batalha bastante para conquistar meus objetivos não só no xadrez, mas na vida também.



E assim finalizamos mais uma entrevista, que esperamos ter sido proveitosa para todos. Agradecemos ao nosso colaborador Joaquim Virgolino e à WFM Júlia Alboredo pela sua gentileza em participar do nosso blog, e desejamos a ela muito sucesso nos tabuleiros. Até breve!

 

3 comentários:

  1. Gosto muito desta seção. Só acho, amigo Jales, que vc vai ter que criar uma outra seção dedicada aos capivaras sem currículo enxadrístico assim como eu, rsrsrs. Esta seção criada por Joaquim Virgolino, só tem feras, devido a legião de pessoas que ele conhece, no mundo enxadrístico, do Brasil e do exterior. Pois é, se quiser entrevistar os capivaras, cria outra seção, aliás, muitas coisas nesta vida se copia, rsrs. Abraço! Céu

    ResponderExcluir
  2. Amiga Céu, ao contrário do que possa parecer, nossa intenção com esta seção não é entrevistar somente os jogadores e jogadoras mais qualificados. Se neste momento estamos priorizando os melhores, é somente para atrair a atenção do público leitor. Mas aqui os capivaras também tem vez! Até eu estou pensando em entrar na "brincadeira"... rsrs. Saiba que sua entrevista está preparada, já posso inclusive lhe mandar as perguntas. E já aproveito para adiantar o nome da nossa próxima entrevistada da Seção Bate & Rebate: Maria do Céu! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma ideia: a primeira entrevista dessa nova fase deveria ser com o criador da seção, depois adoraria ver a sua e aí vc solta os capivaras rsrsrs. Abraço! Céu

    ResponderExcluir