domingo, 3 de março de 2019

DESFAZENDO MITOS SOBRE O XADREZ

O jogo de xadrez é cercado por alguns mitos, e o mais conhecido de todos, certamente, é aquele que afirma ser o xadrez um jogo muito difícil, cuja compreensão está ao alcance somente de pessoas com um alto grau de inteligência.
Essa ideia, todavia, não passa de um preconceito, pois a prática tem mostrado que as regras do jogo podem ser aprendidas por crianças a partir dos 4 ou 5 anos de idade, e por pessoas com baixo nível de instrução/escolarização.
Desse modo, qualquer pessoa, desde que tenha interesse, é capaz de aprender a jogar xadrez. É claro que, entre aprender a jogar e se tornar um enxadrista forte, há um longo caminho a se percorrer, e, para uma pessoa normal, apenas com dedicação ao estudo da teoria é possível se obter um progresso no nível de habilidade.
Porém, como toda regra tem exceção, o xadrez costuma produzir verdadeiros prodígios de precocidade, indivíduos que desde a infância apresentam uma aptidão fora do comum para o jogo, como se esta fosse uma habilidade inata (ou seja, que nasce com a pessoa).
Na próxima postagem, falaremos um pouco mais sobre esses "prodígios".


Nenhum comentário:

Postar um comentário