sábado, 23 de março de 2019

ENTREVISTA COM O MI ROBERTO MOLINA - CAMPEÃO BRASILEIRO DE XADREZ 2018


Conforme havíamos prometido na nossa postagem intitulada “Anúncio da matéria especial”, do dia 21 de março, hoje estamos tendo a honra de publicar a tão esperada entrevista com o Mestre Internacional Roberto Molina, Campeão Brasileiro de Xadrez de 2018.

Agradecemos a gentileza do MI Molina em reservar um tempo na sua rotina diária, que certamente deve ser bastante movimentada, para responder as perguntas que lhe enviamos, e aproveitamos para parabenizá-lo mais uma vez pela brilhante conquista do título de campeão brasileiro, conquista que ainda repercute no meio enxadrístico nacional.

Também desejamos ao novo campeão muito sucesso dentro e fora dos tabuleiros, e que ele continue a ser esse sujeito simples, determinado e batalhador.

Sem mais delongas, vamos à entrevista!



 
ENTREVISTA COM O MI ROBERTO MOLINA - CAMPEÃO BRASILEIRO ABSOLUTO DE XADREZ 2018

  


Blog BM: No dia 07 de fevereiro você conquistou o título de Campeão Brasileiro Absoluto de Xadrez de 2018. O que essa conquista representa para você?

MI Molina: Representa a realização de um SONHO!!!
Sonho este que eu tinha desde meu início no xadrez!! Daí a gente sente que está no caminho certo!


Blog BM: A atual Diretoria da CBX tentou vetar sua participação na Final do Campeonato Brasileiro, de modo que você precisou recorrer aos tribunais para poder jogar. Você acredita que esse incidente pode ter interferido de alguma maneira no seu desempenho?

MI Molina: Eu sou o tipo de pessoa que quanto mais difícil é uma coisa, mais me dá vontade de ir lá e vencer. Portanto, com certeza, eu acho que joguei com alguma força extra, seja ela humana ou sobrenatural. Por exemplo: tive um grau de concentração muito acima do meu normal!
Obrigado CBX e uma certa pessoa, por terem tornado as coisas difíceis, pois assim pude me superar dentro e fora dos tabuleiros! (risos)



Blog BM: Quais fatores você acha que foram decisivos para que você alcançasse essa importante conquista?

MI Molina: Treino acumulado de anos, prática acumulada de anos, amor pelo que faço e persistência de correr atrás dos meus sonhos!



Blog BM: O que você achou do formato de disputa dessa final de campeonato brasileiro, com tantos matchs eliminatórios?

MI Molina: O modelo para o público é incrível, e para os jogadores é emocionante e difícil. Um fato sobre esse formato é que ele impossibilita a chance de normas de GM e MI.



Blog BM: Como foi a sua preparação para essa final?

MI Molina: Foi uma preparação específica para os oponentes que eu cogitava enfrentar no meu chaveamento e uma bela preparação na esfera jurídica (risos).



Blog BM: E quanto ao match final com o GM Krikor, o que você poderia nos dizer?

MI Molina: Nunca me vi tão tenso e nervoso numa disputa! E quando estive atrás do placar, tive que buscar forças não sei de onde para me manter motivado. Graças a Deus, pude encontrar e utilizar bem essa força de recuperação e, em alguns momentos de inspiração, pude reverter o que parecia impossível!



Blog BM: Das 12 partidas que você disputou para chegar ao título, qual você acredita ter sido a melhor de todas, e por quê?

MI Molina: Sem dúvida nenhuma, foi a 4ª partida com meu grande amigo, o GM Krikor. Nessa partida eu sabia que tinha de fazer algo muito, muito difícil, e ainda mesmo quando parecia que estava definido, tive que encontrar uma linha que exigiu máxima concentração e inspiração da minha parte, especialmente no fatídico lance 53. ... Cc5, que com certeza não esquecerei nunca!
 

Blog BM: Em vários países da Ásia, como Índia, Irã e China, o interesse pelo xadrez vem crescendo bastante nos últimos anos. Você acha que é possível termos um crescimento parecido no xadrez brasileiro? O que está faltando para isso?

MI Molina: Está faltando apoio do governo e de empresas, mas, antes disto, uma maior popularização do xadrez, principalmente em nível escolar.
Para que isto aconteça, é necessária para ontem uma mudança radical na primitiva e mal administrada CBX, que na minha opinião vem apenas prestando desserviços atrás de desserviços ao xadrez nacional, e o pior é que isto vem ocorrendo já faz um bom tempo. É muito triste ver como as coisas vêm sendo administradas.



Blog BM: Quais são os seus planos para 2019 relacionados ao xadrez?

MI Molina: Tornar-me Grande Mestre e iniciar um forte trabalho de ensino do xadrez em Montes Claros-MG! E na hora certa, em parceria com a Casa do Xadrez-MG, lançar um curso completo online!
 

Blog BM: Ao chegarmos ao término desta entrevista, gostaria que você ficasse à vontade para fazer suas considerações finais.

MI Molina: Só tenho a agradecer a Deus, à minha família e aos meus amigos, por tudo de bom que eles me propiciaram para que as coisas ocorressem da forma como ocorreram.
E quero dizer que ficam de lição duas coisas:
1ª) Não adianta tentar me derrubar no tapetão, pois irei até aonde quer que seja para garantir o que é meu de direito!
2ª) Você nunca deve desistir de seus SONHOS! Mesmo que pessoas do Mal tentem te atrapalhar, confie em Deus que o Mal sempre cairá (fica a indireta, para quem se sentir atingido)!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário