Para fechar a nossa série de publicações sobre enxadristas espirituosos, não poderíamos deixar de mencionar Mikhail Tal, um dos mais brilhantes jogadores de ataque de todos os tempos e
também um dos mais carismáticos, que deve ser lembrado não só pelas suas
qualidades enxadrísticas, mas também pelas suas qualidades humanas.
Dono de um refinado senso de humor e de uma grande inteligência e erudição, Tal ficou famoso por seus chistes e tiradas inteligentes, algumas das quais passaram a fazer parte do patrimônio da literatura enxadrística.
Em certa ocasião, quando Tal estava jogando a Olimpíada de Leipizig, em 1960, já na condição de Campeão Mundial, Bobby Fischer quis fazer uma brincadeira com ele e pôs-se a prever-lhe a sorte, lendo-lhe a mão e dizendo: "Vejo que no futuro próximo você perderá o título de campeão mundial para um jovem grande mestre americano!". Mikhail Tal de imediato virou-se para o enxadrista norte-americano William Lombardy, que acompanhava a conversa, e apertou sua mão, exclamando: "Bravo, Billy! Então é você que está destinado a me suceder!". Obviamente essa piada provocou muitos risos entre os que presenciaram a cena, como mostra a foto abaixo.
Bobby Fischer "lendo o futuro" na mão de Mikhail Tal |
Em outra ocasião, depois de precisar usar morfina durante meses, para poder suportar as fortes dores que eram acarretadas por uma enfermidade renal que o acometeu durante anos, Tal foi interpelado por um amigo, que lhe perguntou: "É verdade que você se converteu em um morfinólatra?", ao que Tal prontamente respondeu, com seu costumeiro senso de humor: "Que nada! Sou um chigorinólatra!".
Essas duas anedotas nos dão uma ideia do caráter amigável e divertido do oitavo Campeão Mundial, um jogador excepcional sobre o qual falaremos em outras oportunidades!
Nenhum comentário:
Postar um comentário