quinta-feira, 16 de abril de 2020

FIROUZJA DERROTA CARLSEN EM TORNEIO ON-LINE


O novo talento do xadrez, o iraniano radicado na França, Alireza Firouzja, 16 anos, derrotou o norueguês Magnus Carlsen, de 29 anos, Campeão Mundial e incontestável número um nas listas da FIDE, por 8,5-7,5, na final do torneio on-line de 3 minutos, organizado pelo site Chess24.com. Firouzja teve a iniciativa e a vantagem no placar durante quase todo o encontro, jogando em um nível superior ao de Carlsen em muitos jogos, quando restavam poucos segundos no relógio. Com empate em 7,5 pontos, na partida decisiva, o prodígio iraniano soube manter a calma e conseguiu uma vitória que demonstrou seu enorme talento, reconhecido por todos os especialistas e Grandes Mestres. Se ele continuar nessa linha, pode ser a médio prazo um verdadeiro aspirante ao título mundial.

"As aberturas são importantes, mas não me preparei especificamente para esse encontro", declarou Firouzja após concluir o último jogo, e aproveitou a oportunidade para agradecer a Carlsen pelo convite para este torneio e para o Magnus Memorial Chess24, que, com a presença de 8 dos melhores jogadores do mundo, começará no dia 18 de abril e poderá ser acompanhado ao vivo no site MARCA.com, com comentários dos Grandes Mestres David Antón, Pepe Cuenca e do Mestre Internacional David Martínez. "Dependendo do dia, passo mais horas treinando, mas todo o meu tempo é dedicado ao xadrez", disse o iraniano. "A quarentena não é fácil - embora não afete a preparação dos jogadores - mas, graças a esses torneios, torna-se mais suportável", acrescentou. Carlsen, por sua vez, visivelmente irritado, interrompeu a comunicação na internet sem fazer nenhuma declaração.



Carlsen que se cuide, meus amigos! Dentro de 3 ou 4 anos, ele provavelmente deverá enfrentar Firouzja pelo título mundial, e será que terá forças para resistir ao ímpeto do jovem iraniano? Seria Firouzja o novo Fischer do xadrez? Só o futuro dirá!


Carlsen e Firouzja se defrontando em partida ao vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário