quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

A MAIS FAMOSA CILADA DE ABERTURA


Já que na nossa última publicação tratamos a respeito das ciladas de abertura, ou "trampas", como são conhecidas no idioma espanhol, hoje iremos apresentar aos nossos leitores aquela que é, certamente, a mais famosa cilada de abertura no xadrez! Vocês conseguem adivinhar a que cilada eu estou me referindo?

Refiro-me a uma cilada bastante conhecida, que recebeu até um nome especial: "Arca de Nóe". A Arca de Noé é produzida em algumas linhas da Abertura Espanhola ou Ruy Lopez, e, segundo afirma Idel Becker em seu livro Aberturas e armadilhas no xadrez, ela ganhou esse nome "por ser, talvez, a mais velha das ciladas enxadrísticas". Vejamos um exemplo de como ocorre essa linha de jogo na prática:





Aí está amigo(a)s, essa é a famosa "Arca de Noé". Às vezes a ordem dos lances sofre algumas variações, mas a ideia básica é sempre a mesma: prender o bispo branco de b3 na cadeia formada pelos peões pretos em a6, b5 e c4. Você que gosta de jogar a Abertura Ruy Lopez, fique atento para não cair nessa armadilha! Realmente é preciso ter cuidado, pois, como declara Idel Becker na obra supracitada, "embora sendo antiquíssima, a armadilha continua a causar milhares de vítimas todos os anos". 
A "Arca de Noé" é uma cilada que se encontra documentada em diversos manuais de xadrez e livros sobre aberturas, mas nem toda cilada aparece registrada nos livros, porque o número delas é praticamente ilimitado... por isso, se você, leitor(a), conhece alguma cilada interessante e pouco difundida, compartilhe-a conosco, para que possamos aprender cada vez mais sobre as aberturas de xadrez!


A lendária Arca de Noé

Um comentário:

  1. Eu colocaria bispo na g5 e assim que possível, o roque pequeno, para atacar com a torre

    ResponderExcluir