sábado, 8 de fevereiro de 2020

DICA PARA O FINAL - II


Na dica que vamos trazer hoje sobre os finais de jogo, o(a) leitor(a) vai ficar sabendo a respeito de um certo tipo de posição que pode ocorrer nos finais de dama contra torre e peões... o trecho abaixo, destacado em itálico, foi extraído da excelente obra "O xadrez dos Grandes Mestres: 400 conselhos para melhorar seu nível enxadrístico", dos autores espanhóis Antonio López Manzano e José Monedero González. Peguem o tabuleiro e vamos estudar!

A fortaleza

Em algumas posições, especialmente em finais de dama contra torre e peões, apesar da grande desvantagem material, o jogador que estiver perdendo pode construir "fortalezas", posições inexpugnáveis contra as quais nada pode fazer o jogador que está em vantagem. É o caso do exemplo seguinte, no qual para as pretas basta impedir o avanço do peão da coluna "h", ou a possível incursão da dama por f8, para conseguir o empate.


Estudo de Grigoriev - 1927


Vejamos alguns lances possíveis:

1. Dd4+
Outras formas de romper a defesa preta também fracassariam. 1. Dd3 Th6 2. Db3 Te6 3. Dg3 Rh7 4. Rf5 Th6.
1. ...Rh7 2. Dc3 
Com 2. Df2 Rg7 3. Df5 Th6 4. Dh3 Rh7, a posição também não prospera.

2. ...Th6 3. Dc5 Rg7!  
Para evitar Df8.
4. Dc8 Te6, e a situação não evolui.  

Como vimos, ao criar uma fortaleza as negras conseguiram empatar a partida, já que as brancas, mesmo tendo a dama, não são capazes de forçar a vitória. 
Em 2015, quando participava do V Memorial Bobby Fischer, um forte torneio realizado anualmente aqui na Paraíba, tive a oportunidade de presenciar uma partida que terminou empatada graças à criação de uma fortaleza parecida com a do estudo acima. Foi a partida disputada entre George Nunes de Moura (brancas) e Antônio Dutra da Silva (negras), na qual o experiente Dutra conseguiu montar uma defesa segura e assim evitar a vitória do seu adversário. Vamos acompanhar os últimos lances desse jogo no diagrama a seguir:





O mais interessante sobre essa posição da partida entre George e Dutra é que os programas de xadrez, a exemplo do Stockfish, avaliam a posição final como sendo vencedora para as brancas, chegando a atribuir uma vantagem de +3 pontos para o lado que detém a dama! Apesar disso, quando colocamos o programa para jogar a posição, ele não consegue apresentar uma sequência de ganho para as brancas, limitando-se a efetuar algumas manobras de cerco ao rei negro com a dama, mas que não levam a lugar algum... essa é uma prova de que não devemos confiar totalmente nas avaliações de posições feitas pelas engines!

Quanto aos finais de jogo, caro(a) leitor(a), a dica de hoje é a seguinte: quando você estiver em desvantagem em um final, antes de abandonar a partida tente encontrar alguma possibilidade de construir uma fortaleza no tabuleiro, que é um método de defesa eficaz para salvar o lado em desvantagem de uma derrota certa! Até a próxima dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário