segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

CUIDADO COM AS CILADAS DE ABERTURA!


Frequentemente jogo partidas de xadrez pela internet, e por vezes me deparo com adversários de rating relativamente elevado, mas que demonstram desconhecimento sobre algumas ciladas de abertura. Na minha humilde opinião, a primeira coisa que um enxadrista precisa fazer, ao escolher uma determinada abertura ou defesa para incluir no seu repertório, é justamente buscar conhecer as ciladas existentes naquela linha de jogo, a fim de evitar surpresas desagradáveis. Esse é o primeiro passo que qualquer jogador deve seguir, independentemente do seu nível. No entanto, esse estudo deve ser feito de forma cuidadosa, e não superficial, caso contrário o enxadrista pode acabar caindo em uma armadilha que ele já conhecia, por simples esquecimento. Foi isso o que aconteceu com o autor destas linhas no Torneio de Alagoa Grande-PB, de 2014. Na última rodada, enfrentei o experiente enxadrista Francisco Dantas, que à época era o campeão estadual. Nosso confronto se desenrolou da seguinte maneira:





E assim, graças ao engenhoso sacrifício de cavalo, as negras conseguiram obter vantagem decisiva, pois deixaram o rei branco exposto a um forte ataque, além do que irão ganhar material. Convencido de que a resistência seria inútil, abandonei a partida alguns lances depois. O curioso é que eu já havia visto essa sequência em um livro de aberturas, cerca de dois anos antes, mas mesmo assim acabei sendo apanhado na armadilha.

A miniatura a seguir foi disputada entre mim e um adversário de rating mais alto, pela internet. Eu estava manejando as peças negras, e foi jogada uma Abertura Espanhola, variante das Trocas. Apesar de ter um rating superior a 1900, o oponente me surpreendeu ao mostrar desconhecimento de uma cilada típica da variante escolhida.





E assim meus amigos, tivemos uma pequena demonstração do quanto é importante conhecer as ciladas presentes nas mais diversas aberturas do xadrez. Para quem quiser se aprofundar no estudo desse tema, recomendo a leitura do excelente livro Aberturas e armadilhas no xadrez (foto), de Idel Becker, que é o mais completo tratado sobre as armadilhas de abertura escrito em Língua Portuguesa, com mais de 300 páginas. A referida obra está disponível para download gratuito no site Xadrez Forte. Até breve!




Nenhum comentário:

Postar um comentário