sábado, 13 de abril de 2019

SEÇÃO MEMÓRIA

Hoje, dia 13/04/2019, comemora-se o aniversário de nascimento do melhor enxadrista que já existiu e um dos meus maiores ídolos no xadrez, o super Grande Mestre Garry Kimovich Kasparov, que completa 56 anos de idade. 

Atualmente, como todos devem saber, Kasparov está desfrutando de sua merecida aposentadoria, tendo voltado, nos últimos anos, a tomar parte em umas poucas competições de xadrez rápido e blitz. Apesar de ter estado afastado dos tabuleiros por mais de uma década, Kasparov demonstrou nas suas últimas aparições que ainda está em forma, tendo conseguido empatar e até mesmo vencer alguns GMs de ponta. Quando estava na ativa, o ex-Campeão Mundial nascido no Azerbaijão exibiu durante muitos anos um xadrez de altíssimo nível, dinâmico e arrojado, por meio do qual ele conseguia demolir seus adversários e vencer a maioria dos torneios que disputava, passando para a história como o enxadrista mais vitorioso de todos os tempos.

O depoimento a seguir, extraído do livro Duelos de Xadrez: Minhas Partidas com os Campeões Mundiais, de autoria de Yasser Seirawan, dá ao leitor uma dimensão da magnitude da lenda, do mito, do fenômeno Kasparov:

"Garry Kimovich Kasparov foi e é o maior enxadrista que já existiu. Ele foi um meteoro, cometa e corpo celestial que riscou o cosmo do xadrez. Todos assistimos boquiabertos de arrebatamento à sua incrível lista de realizações. Por quase duas décadas, de 1986 até sua aposentadoria, em 10 de março de 2005, Garry ocupou o degrau máximo na lista de ratings, detendo a primeira posição. Uma vez ele teve que dividir o posto mais alto, mas amiúde foi o número um com grande diferença. Foi uma realização extraordinária no xadrez moderno e nos esportes modernos de qualquer tipo.
Sua carreira também foi encantada noutro aspecto. Garry não foi apenas o enxadrista que alcançou o rating mais alto do mundo; ele também tinha um extraordinário talento para ser o centro das atenções. Se houvesse alguma controvérsia ou se alguma coisa de excepcional interesse de qualquer tipo acontecesse no mundo do xadrez, você podia ter absoluta certeza de que Garry estaria na frente e no centro do acontecimento. Quando essas duas habilidades são relacionadas, começamos a ver a carreira rara e espetacular que Garry teve. A atenção pública sobre ele foi tão constante que se tornou difícil não mencionar 'Kasparov e xadrez' ao mesmo tempo ou no mesmo artigo. Por 20 anos ele foi o 'Sr. Xadrez', e nos círculos de xadrez ele era simplesmente conhecido como 'O Chefe
'".



Nenhum comentário:

Postar um comentário