quarta-feira, 24 de abril de 2019

ANIMAIS NO JARGÃO DO XADREZ



O xadrez, como qualquer modalidade esportiva ou área profissional, possui seu jargão próprio, isto é, um linguajar específico formado por termos e expressões que só são compreendidos por quem faz parte do meio enxadrístico.
Assim, quando dizemos que o jogador fulano venceu porque "ganhou a qualidade" ou que o jogador beltrano perdeu uma partida porque ficou em "zugzwang", estamos utilizando o linguajar específico do xadrez.

Acontece que as línguas são dinâmicas e estão em constante evolução, de modo que o jargão enxadrístico está sendo sempre renovado pelo surgimento de novas palavras, que são incorporadas ao vocabulário dos enxadristas e passam a coexistir com os termos de uso já consagrado.
Nesse contexto, uma classe interessante de palavras é aquela que engloba nomes de animais, e que são usados quando queremos nos referir a determinados comportamentos ou atitudes dos praticantes da Arte de Caíssa.

Após realizar uma pesquisa em dois dicionários de xadrez, preparei uma lista com 10 nomes de animais pertencentes ao jargão enxadrístico, e que trago agora ao conhecimento dos leitores:


Abutre – Jogador considerado fraco que consegue vencer adversários mais fortes às custas de armadilhas.

Burro – Cavalo mal posicionado, sem perspectivas de participação efetiva na partida. Pode ser chamado de cavalo mau, em equivalência à expressão “bispo mau”.

Capivara – Jogador fraco. O mesmo que capi, pato, patureba, pangaré etc.

Dinossauro – Jogador de estilo tão amarrado que acaba fechando demasiadamente a posição na maioria das partidas que disputa.

Formiga – Jogador “livresco”, que decora variantes registradas nos livros de xadrez, mas que perde o rumo quando o oponente se desvia do livro e revela qualquer originalidade.

Gafanhoto – Jogador que tem por hábito circular descuidadamente em volta de um tabuleiro.

Orangotango – Apelido dado à Abertura Polonesa, que se inicia com o lance 1. b4.

Pato – O mesmo que capivara.

Peixe – Jogador inexperiente.

Sapo – Indivíduo que tem o mau hábito de acompanhar partidas de terceiros e emitir comentários, geralmente impróprios, sobre os aspectos referentes à partida e seus contendores. Enxadrista palpiteiro.
  



FONTES: 

FILGUTH, Rubens. Xadrez de A a Z: dicionário ilustrado.
HORTON, J. Byrne. Moderno Dicionário de Xadrez.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário