terça-feira, 2 de abril de 2019

UM ATAQUE DEMOLIDOR!


Nunca gostei de publicar minhas partidas de xadrez na internet, por um motivo óbvio: como é natural para um enxadrista de 1.800 de rating, minhas partidas geralmente contêm muitos erros e imprecisões, por isso eu sempre pensei que elas não tivessem nada de positivo a acrescentar para ninguém.

       Porém, a partida que eu joguei na última rodada do X Memorial Bobby Fischer fugiu a esse padrão. Na ocasião, eu conduzia as peças brancas, e o meu adversário era o jogador Neurismar da Rocha Souza, do estado do Acre. Ao analisar o jogo com o auxílio do programa Fritz 13, descobri que consegui levar a cabo um forte ataque contra o rei negro no centro do tabuleiro, com um bom nível de precisão, isso porque quase todos os lances que executei na partida foram os mesmos que o Fritz teria feito, para minha grande surpresa.

       Como a referida partida fugiu do padrão “capivaril” e despertou em mim o sentimento de satisfação estética, resolvi apresentá-la aqui no blog, acompanhada de alguns comentários, pois talvez os leitores também gostem dela. Convido os que tiverem um pouco de tempo e de boa vontade a pegarem o tabuleiro e analisá-la junto comigo. Vamos lá:



X Memorial Bobby Fischer - 6ª rodada

João Pessoa-PB, 31 de março de 2019.



Luiz Fábio Alves Jales vs. Neurismar da Rocha Souza


1. d4

Desde o início da minha trajetória enxadrística, eu sempre abri minhas partidas quase que exclusivamente com o peão do rei. De três anos para cá venho procurando variar os movimentos de abertura, a fim de tentar dificultar a preparação dos meus oponentes, e hoje estou apto a abrir o jogo com os lances 1.e4, 1.d4, 1.f4 ou 1.Cf3.


1... d5 2. Cf3 e6 3. e3 Cf6 4. Bd3 b6 5. De2 Cbd7 6. 0-0 Bb7 7. Cbd2 c5 8. c3 c4 9. Bc2 Dc7


Uma abertura absolutamente tranquila, que dispensa qualquer comentário. Aparentemente, ambos os lados estão somente preocupados em desenvolver suas peças e nada mais.


10. e4


As brancas fazem um bom lance de ruptura central, que abre a diagonal para o bispo em c1, bispo este que desempenhará um papel fundamental no cerco ao monarca inimigo, como veremos logo mais. Esse é o melhor lance na posição (Diagrama 1).




10... dxe4 11. Cxe4 h6?


Neurismar comete o primeiro erro, de acordo com a avaliação do Fritz. Era preciso jogar 11... Cxe4 ou Bxe4, trocando peças para reduzir o potencial de ataque das brancas. O lance do peão h é ruim porque deixaria as brancas com clara vantagem, depois da sequência: 12. Cxf6+ Cxf6 13. Ba4+, e as negras são obrigadas a jogar 13... Rd8, perdendo o roque, já que o lance 13... Bc6? leva à perda de material, com 14. Dxc4. É claro que, como legítimo capivara, eu não enxerguei nada disso, e prossegui jogando como se nada de mal tivesse acontecido... rs.


12. Te1 


Embora não tenha aproveitado a imprecisão do adversário, esse lance também me deixa com vantagem clara, segundo o Fritz.


12... Be7 13. a4? 


Dessa vez sou eu que realizo uma manobra infeliz, que desperdiça a vantagem anteriormente obtida, por dar a chance ao adversário de fazer a jogada 13... Cd5, igualando a posição. Ainda bem que ele optou por outra continuação.


13... Cxe4 14. Bxe4 Bxe4 15. Dxe4


Depois de algumas trocas em e4, a vantagem das brancas na posição é mínima (Diagrama 2).







15... Tc8?


Mais um lance inferior por parte do jogador das negras. O simples 15... 0-0 seria melhor, pois de uma só vez defenderia a torre atacada em a8 e colocaria o rei em segurança. Agora as brancas se apoderam da iniciativa e lançam uma poderosa ofensiva contra o rei negro.


16. Dg4 Bf6 (Obviamente agora o lance 16... 0-0 não é possível, por causa de 17. Bxh6. O Fritz indica a opção 16... Rf8!? para defender o peão g, e não 16. Bf6, pois depois disso o bispo deixa de fiscalizar a importante diagonal a3-f8, crucial para o êxito do ataque branco) 17. Bf4 (O Fritz recomenda 17. d5 como o melhor lance, mas não resisti à oportunidade de desenvolver meu bispo com ganho de tempo) 17... Dd8? (Seria preferível 17... Db7. O lance da partida só aumenta a vantagem das brancas, que agora já é decisiva, de acordo com a avaliação do Fritz).


18. d5


Nesse momento fiquei em dúvida entre jogar 18. d5, para tentar abrir o centro de imediato, ou 18. Tad1, colocando minha última peça em jogo. O Fritz aponta a segunda opção como o lance mais forte, mas eu resolvi avançar o peão porque, enquanto meditava sobre a melhor jogada, lembrei-me de uma máxima do primeiro Campeão Mundial, W. Steinitz, que diz: “Aquele que está em vantagem deve agir rápido, ou a vantagem desaparecerá”. Eu fiquei com receio de que, se jogasse a torre em d1, as negras teriam tempo de atacar minha dama com h5 e em seguida fariam o roque, e era justamente isso que eu não queria permitir!


18... h5 19. Dg3 Cc5 20. dxe6 Cxe6? (As negras perdem a última chance de rocar) 21. Tad1 De7


A casa e7 é o único abrigo para a dama. A posição das negras é sem esperanças... o rei está vulnerável na coluna “e” aberta, e agora a dama também está muito mal posicionada. Preso no centro do tabuleiro, o rei negro deverá sucumbir, mais cedo ou mais tarde.


22. Bd6 Db7 23. Cd4 Bxd4 24. Txd4 g6 (Diagrama 3)
  


Aqui o programa indica 25. Dg5, aproveitando a cravada do cavalo de e6, mas eu lembrei novamente da máxima citada anteriormente e, sem me dar ao trabalho de calcular muito, joguei:


25. Txe6+!


A posição das brancas é tão superior que nem me preocupei em calcular as variantes resultantes desse lance, pois eu sabia que as negras não teriam escapatória... ou levarão mate, ou perderão material, que foi o que ocorreu na partida.


25... fxe6 26. Dxg6+ Df7 27. Dg5! (Recomendação do Fritz!) 27... Th7 28. Tf4 Tg7 29. Db5+ (Um xeque fatal) 29... Rd8 (Se 29... Dd7, seguiria 30. Tf8++) 30. Txf7 (As negras já poderiam abandonar, mas decidem prolongar a agonia) 30... Txf7 31. Dxh5 Re8 32. Dg6! (Ameaçando ao mesmo tempo 34. Dg8+, ganhando a torre de f7, e 34. Dxe6+, ganhando o peão de e6) 32... Rd7 33. Dxf7+ Rxd6 34. h4, e meu oponente finalmente abandonou (Diagrama 4).




Uma boa partida, que ilustra os perigos de não se realizar o roque no momento oportuno. É interessante salientar que, a partir do movimento 16. Dg4, que dá início à investida contra a fortaleza do rei negro, 15 dos 18 lances seguintes, isto é, praticamente toda a sequência de ataque das brancas, foram lances chancelados pelo programa de xadrez Fritz 13, coisa bem rara de se ver em um jogo disputado por um enxadrista de rating baixo. Espero que tenham gostado da partida e das análises. Um abraço a todo(a)s!


2 comentários:

  1. Parabéns, Luiz Fábio! Que bela partida!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Wagner! Também gostei muito dessa partida, certamente ela foi a melhor partida que já joguei em torneios oficiais.

    ResponderExcluir