Prezado(a)s amigo(a)s enxadristas, como temos feito todo sábado, hoje iremos publicar mais uma entrevista da Seção Bate & Rebate, desta vez a de número quatro. A entrevistada de hoje é a bela enxadrista mato-grossense Ana Vitória Rothebarth. Nosso colaborador Joaquim Virgolino conheceu Ana Vitória por meio do velho e saudoso xadrez postal, os dois disputaram uma partida dessa modalidade e desde então se tornaram colegas. Antes de passarmos à entrevista, vamos reproduzir aqui um breve resumo sobre o perfil profissional e enxadrístico dessa talentosa jogadora, retirado do site do Projeto Damas em Ação - Rumo à Maestria:
Cuiabana, residente em São Paulo, 26 anos*. Engenheira sanitarista e ambiental com pós-graduação em administração industrial. Atleta, árbitra auxiliar, instrutora FIDE e organizadora de eventos.
BREVE HISTÓRICO
Em 2006 foi campeã do brasileiro escolar na categoria até 8ª série. Esteve no pódio nos cinco anos em que disputou os Jogos Escolares Brasileiros/Olimpíadas Escolares, tendo conquistado ouro em 2008. Representou o Brasil nos Jogos Sul-Americanos, onde conquistou medalha de ouro de melhor tabuleiro. Foi bicampeã do Pan-Americano de Xadrez Escolar, categoria de 13 a 15 anos e de 15 a 17 anos. Competindo na categoria absoluto em Mato Grosso, aos 15 anos se tornou campeã. Em 2010 se consagrou vice-campeã brasileira e campeã universitária. Representou o Brasil no 12º e 13º Mundial Universitário e na 26ª e 27ª Universíade. Há anos se mantem entre as 10 melhores enxadristas do país, de acordo com o ranking internacional.
Como de praxe, agradecemos ao amigo Joaquim por ter realizado a entrevista, e à enxadrista Ana Vitória pela sua gentileza e disponibilidade em participar da nossa Seção Bate & Rebate.
* Atualmente, Ana Vitória Rothebarth tem 28 anos de idade.
NOME: Ana Vitória de Paula Rothebarth
IDADE: 28 anos
PROFISSÃO: Engenheira
CIDADE NATAL: Cuiabá-MT
01 - Qual é a sua cor favorita? R.: Azul.
02 - Comida de que mais gosta? R.: Ventrecha de pacu frita.
03 - Bebida preferida? R.: Cajuína.
04 - Um filme inesquecível? R.: O quinto elemento.
05 - Qual o livro de xadrez mais interessante que você já leu? R.: Endgame virtuoso, de Anatoly Karpov.
06 - Uma música que marcou vida? R.: Maria Maria, de Milton Nascimento.
Obs.: Conheça a música escolhida pela entrevistada assistindo ao vídeo a seguir:
07. Qual o seu maior medo? R.: Medo de altura.
08. Um sonho? R.: Ter uma casa com jardim, plantas, frutas etc.
09. Quais as três pessoas que você adoraria convidar para jantar? R.: Meu nono (pai da minha mãe), minha nona (mãe da minha mãe) e minha mãe.
10. Uma partida ou lance inesquecível de alguma lenda do xadrez? Partida Spassky x Bronstein (URSS -1960).
11. Quem é o seu jogador de xadrez favorito? R.: Magnus Carlsen, como referência atual.
12. Seu maior defeito? R.: Ser teimosa (risos).
13. Uma atriz ou ator? R.: Cláudia Raia.
14. Estilo musical preferido? R.: MPB.
15. Eu não tiro o chapéu para... R.: Machismo.
16. Qual ensinamento ou princípio do xadrez é útil na sua vida cotidiana? R.: Pensamento profilático, prever situações, momento de atuação.
17. O que você salvaria da sua casa se ela estivesse pegando fogo? (Apenas duas coisas) R.: Meu cachorro e meu namorado (risos).
18. O que você aprecia em uma pessoa? R.: Sinceridade.
19. Existe alguma coisa que você gostaria de aprender? R.: Yoga.
E assim, amigo(a)s, chegamos ao final de mais uma entrevista. Esperamos que vocês tenham gostado de conhecer um pouco melhor a vida e a carreira da atuante enxadrista Ana Vitória Rothebarth. Sábado que vem traremos mais uma matéria da Seção Bate & Rebate, desta vez com a participação de um Grande Mestre! Quem será ele?? Vale a pena esperar até lá para conferir... um abraço a todo(a)s!
Nenhum comentário:
Postar um comentário