segunda-feira, 10 de agosto de 2020

SEÇÃO MEMÓRIA

 

No dia 10 de agosto de 1877, há 143 anos, nascia em Nova Iorque Frank James Marshall, um dos melhores enxadristas do mundo nas duas primeiras décadas do século XX. Ele foi campeão dos Estados Unidos de 1909 a 1936. Quando tinha 8 anos, mudou-se com sua família para Montreal, no Canadá, onde aprendeu a jogar xadrez com seu pai. A partir do momento em que ele teve contato com o jogo, não parou mais de jogar, e tornou-se tão entusiasta do xadrez que costumava levar um tabuleiro portátil para a cama, a fim de poder estudar situações que lhe ocorressem a qualquer momento. Aos 14 anos, conquistou o primeiro lugar em um torneio realizado no Montreal Chess Club. Sua estreia no enxadrismo internacional se deu em 1899, quando viajou a Londres e ganhou um torneio de Candidatos a Mestres. Alcançou seu maior êxito competitivo no torneio de Cambridge Springs (EUA), de 1904, onde conquistou o 1º lugar. Convém destacar que ele foi um dos cinco jogadores a serem condecorados pelo czar Nicolau II, da Rússia, com o título honorífico de "Grande Mestre", por sua atuação no torneio internacional de São Petersburgo, em 1914. Marshall teve uma trajetória enxadrística longa e vitoriosa, pois, de 1899 até o final da sua carreira, participou com sucesso de praticamente todos os torneios internacionais importantes. Em 1936, após 27 anos como campeão do seu país, Marshall decidiu não voltar a disputar o título nacional, abrindo espaço aos mais jovens e permitindo que Samuel Reshevsky se alçasse ao primeiro plano do xadrez estadunidense. Marshall escreveu diversos livros, tais como Chess Step by Step e Comparative Chess. Muitos prêmios e troféus lhe foram dedicados; o famoso Marshall Chess Club, localizado em Nova Iorque, foi fundado em sua homenagem.

 

Frank James Marshall (1877-1944)
 

Os críticos fazem notar que Marshall foi um tático por excelência, que desprezava o jogo defensivo. Reuben Fine dizia que "o ataque era seu grito de guerra, e se lhe dessem 'metade de uma chance' Marshall a ele [ao ataque] se lançaria com fúria incansável". Fred Reinfeld, por sua vez, declarou que Marshall "jogava mais por instinto do que por cálculo; onde outros analisavam afanosamente, ele intuitivamente percebia possibilidades ocultas". Como consequência, comenta Fine, "as partidas de Marshall são sempre deleitáveis". Por fim, ressalto que, na opinião de alguns estudiosos do nobre jogo, Marshall foi o autor da mais bonita jogada já realizada sobre um tabuleiro de xadrez, opinião com a qual estou de acordo. Estou falando do espetacular e surpreendente lance 23. ...Dg3!!! (ver diagrama abaixo), ocorrido na sua partida contra Levitsky, jogada em Breslau (1912). Nessa brilhante partida, Marshall coloca sua dama sob o ataque de dois peões e da dama adversários! Evidentemente essa é a jogada vencedora, pois qualquer captura levava inevitavelmente à derrota das brancas. Conta-se que, após o abandono de Levitsky, o público se pôs de pé e começou a lançar moedas de ouro (!!) sobre o tabuleiro, em sinal de reconhecimento à genialidade do mestre estadunidense!

 

Posição da partida Levitsky x Marshall após 23. ...Dg3!!
 

Frank James Marshall, enxadrista excepcional, tático brilhante, lutador tenaz e cavaleiro do tabuleiro, faleceu em Nova Iorque, em 9 de novembro de 1944, aos 67 anos de idade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário