quarta-feira, 25 de março de 2020

QUAL O ADVERSÁRIO MAIS FORTE QUE VOCÊ JÁ VENCEU?


Para um jogador de nível "capivara" (com rating abaixo de 2.000 pontos), vencer um adversário de nível mais alto costuma proporcionar muita alegria e satisfação. Nas raras ocasiões em que o capivara consegue derrotar um enxadrista mais forte, esse momento marcante fica gravado para sempre na sua memória, e ele vez por outra se recorda, orgulhoso, da sua proeza, sem saber direito se mereceu vencer porque realmente jogou melhor do que seu oponente, se sua vitória foi obra do acaso, ou se tudo não passou de um gesto generoso da deusa Caíssa, que lhe concedeu a vitória em retribuição a tantas horas dedicadas ao estudo do nobre jogo... bem, seja lá qual foi a razão do triunfo, ele merece ser lembrado. 

No meu caso, o enxadrista mais forte que tive oportunidade de vencer foi o cearense Igor Palácio, em julho de 2013 (não me lembro a data exata). Nessa época, Palácio, que hoje reside em Fortaleza-CE, estava morando na minha cidade, Mamanguape-PB, pelo fato de ter sido aprovado em um concurso da UFPB, a mesma instituição em que trabalho. Assim que nos conhecemos, nos tornamos colegas de trabalho e também parceiros de tabuleiro. Igor, apesar da sua juventude, já era um jogador forte e experiente, que tinha em seu currículo confrontos com vários nomes de peso do xadrez regional e nacional, a exemplo do GM Darcy Lima, MI Iack Macedo, MF Ivan Nogueira, MF Marco Asfora, MF Luismar Brito, dentre outros. Para que vocês tenham uma noção da força de jogo do meu estimado colega, basta dizer que ele se tornou campeão estadual absoluto do Ceará aos 16 anos de idade, o mais jovem da história. Durante nosso período de convivência (cerca de três meses), devemos ter jogado de 30 a 40 partidas amistosas, e eu perdi todas, com exceção de uma única partida, a qual surpreendentemente consegui vencer. Na ocasião, o rating de Igor Palácio era de 2143, e eu nem sequer havia formado meu rating ainda. Infelizmente não tenho essa partida anotada, porque não anotávamos os lances, mas, após o término do jogo, fiz questão de tirar uma foto da posição final no tabuleiro, que guardo como uma recordação dessa única e inesquecível vitória!


Posição final da partida entre Igor Palácio 0 X 1 Luiz Fábio Jales


A foto acima apresenta a posição final da minha vitória contra Igor Palácio. Eu estava conduzindo as peças pretas, e a abertura jogada foi uma Ruy López. Como podem perceber ao analisarem a posição, eu consegui obter vantagem material de dois peões, e agora a ameaça das negras é jogar Bc3, atacando a torre situada na casa a1, promovendo o peão de a2 na sequência. Diante da inevitável perda de material, meu forte oponente se rendeu, e somente aí "minha ficha caiu"... será que vocês podem avaliar a alegria que eu senti ao finalmente derrotar meu adversário, depois de ter perdido para ele umas 30 ou 40 vezes seguidas, meus amigos?? 

Atualmente o colega Igor Palácio continua disputando torneios em seu estado, o Ceará, e prossegue colecionando conquistas importantes. Em julho do ano passado, ele participou do Campeonato Continental das Américas, na cidade de São Paulo, e com sua boa atuação nesse torneio obteve o direito de requisitar à CBX o título de Mestre Nacional de xadrez. Recentemente, em janeiro deste ano, ele venceu o Campeonato Cearense de Xadrez Blitz. E você amigo(a) leitor(a), qual foi o adversário mais forte que você já conseguiu vencer no xadrez? Se quiser postar nos comentários um relato parecido com o meu, contando sua experiência, fique à vontade. Ficarei feliz em conhecer sua partida vitoriosa!


Uma das muitas partidas amistosas entre Jales e Palácio (foto de 2013)

4 comentários:

  1. Obrigado pela lembrança, meu amigo, Jales! Meu adversário mais difícil que venci em partida pensada foi um MI de 2400 de rating. O ano de 2019 obtive muito bons resultados. Empatei com um GM 2600. E quase vencium GM de 2500. Espero que voltemos logo a ter torneios ao vivo. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelentes resultados, Igor Palácio! Que honra tê-lo comentando aqui no blog... parabéns e continue se esforçando para progredir, o título de MF o aguarda! Abraço.

      Excluir
  2. Eu mesma. Quando um dia deixei minha timidez de lado e pela primeira vez resolvi jogar um modesto, e não menos importante, torneio de xadrez. Confesso que fiquei muito feliz porque descobri a beleza e a importância que tem esse jogo. Abraço amigo Jales e fique em casa!
    Céu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Céu, há quanto tempo! Embora saiba que você está sempre acompanhando o conteúdo do blog, eu já estava sentindo falta dos seus comentários aqui... espero que você volte logo a disputar os torneios de xadrez e nos dar a satisfação de desfrutar da sua agradável companhia! Até mais! OBS.: Não se preocupe, estou cumprindo o distanciamento social recomendado pelas autoridades de saúde!

      Excluir