No dia 24 de março de 1946, há exatos 74 anos, deixava este mundo um dos maiores gênios do xadrez de todos os tempos: Alexander Alekhine, o 4º Campeão Mundial. Ele foi encontrado morto no quarto de hotel onde estava hospedado, na cidade de Estoril (Portugal), em circunstâncias até hoje não satisfatoriamente esclarecidas. Em frente ao grande campeão, estavam uma mesa desarrumada, cheia de pratos sujos, e um pouco mais longe um tabuleiro de xadrez, seu querido companheiro de uma vida inteira. A foto do cadáver correu o mundo inteiro, tornando-se famosa.
GM Alexander Alekhine (1892-1946) |
Alguns dias antes, Alekhine havia recebido um desafio oficial de Mikhail Botvinnik para a disputa de um match entre ambos, válido pelo título mundial. O atual Campeão Mundial havia aceitado de imediato o desafio, e certamente deveria estar se preparando para o encontro, quando a morte veio buscá-lo. A necrópsia constatou que a morte havia sido acidental: Alekhine provavelmente teria morrido por asfixia, ao engasgar com um pedaço de carne. Essa se tornou a versão oficial, mas outras fontes defendem que a causa da morte pode ter sido um derrame ou um ataque cardíaco. Porém, a verdade é que nem suicídio e nem assassinato podem ser descartados. Segundo narra Kasparov em Meus Grandes Predecessores, o filho de Alekhine chegara a declarar que "a mão de Moscou alcançou meu pai", obviamente insinuando que o Grande Mestre havia se tornado mais uma das incontáveis vítimas do nefasto regime socialista soviético, mas nunca foi possível confirmar essa hipótese macabra.
Alexander Alekhine foi o único Campeão Mundial da história que faleceu em posse do título. Dez anos depois da sua morte, graças aos esforços de sua esposa Grace, seus restos mortais foram trasladados a Paris, onde foram sepultados no cemitério de Montparnasse. Em seu túmulo, se lê o seguinte epitáfio: "Alexandre Alekhine - Gênio do xadrez da Rússia e da França". Quando eu estava consultando algumas fontes para escrever esta matéria, encontrei um artigo interessante que fala sobre o mistério que cerca a morte do genial Alekhine, o qual compartilho com os leitores que desejarem pesquisar um pouco mais a respeito desse assunto: https://www.publico.pt/2002/10/14/jornal/o-misterio-da-morte-de-alekhine-175445
O túmulo de Alekhine |
Nenhum comentário:
Postar um comentário