sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

SOLUÇÃO DO EXERCÍCIO #10

 

Na última quarta-feira, apresentamos o diagrama abaixo e pedimos para os leitores tentarem descobrir qual a sequência de lances utilizada pelo genial Anderssen para salvar a partida, já que, depois de 1. ...Dd2, as negras, conduzidas pelo não menos brilhante Zukertort, estão ameaçando mate e ao mesmo tempo a troca de damas, o que levaria à invasão da 7ª fileira pela torre de d8, ganhando material. Confesso que não fui capaz de encontrar a solução do exercício... e vocês, conseguiram encontrar?

 

Anderssen vs. Zukertort - Jogam as brancas e empatam


Certamente, diante dessa difícil situação vivida no tabuleiro, outros jogadores teriam abandonado, mas o grande Anderssen encontra um recurso surpreendente, que salva a partida, levando-a ao empate! Vejam só:

1. ...Dd2 2. Cf5!!

Só mesmo alguém com o nível de maestria tática de Anderssen para vislumbrar essa magnífica resposta! Agora a dama branca defende o mate em g2, mas fica indefesa e sujeita à captura.

2. ...Dxg5 3. Ce7+ Rh8 4. Cxg6+! Dxg6

Perceba que todos os lances são forçados. Se as negras não tomassem o cavalo e jogassem 4. ...Rg8, haveria mate em dois, com Ce7+, seguido de Txh7#. Se ao invés disso elas jogassem 4. ...fxg6, capturando o cavalo com o peão, seguiria simplesmente 5. f7#. Incrível!  

5. Bxg6 Td2 6. Txh7+ Rg8 7. Tg7+, com empate por xeque-perpétuo. Sensacional, não é mesmo?? Esse exemplo vem nos ensinar que as combinações não servem apenas para se ganhar partidas, mas também para forçar o empate em situações desfavoráveis, evitando assim a derrota do jogador que a executa.


Anderssen, um dos mais brilhantes jogadores de ataque da história

Nenhum comentário:

Postar um comentário