quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

UMA DERROTA COMO PREÇO DE UMA TRAIÇÃO

 

Hoje trago mais um relato curioso envolvendo enxadristas famosos, os nossos já conhecidos "causos". Dessa vez o protagonista da história foi o grande campeão cubano José Raul Capablanca, e o episódio se deu no ano de 1929, durante o torneio de Karlsbad. Em uma das rodadas desse torneio ele se viu às voltas com uma situação embaraçosa, conforme veremos adiante. 

Como assinalam os seus biógrafos e os que com ele conviveram, Capablanca era um autêntico bon vivant, tinha uma aparência exótica, era bonito e elegante, e tinha um caráter jovial e alegre. Sua personalidade magnética certamente deveria atrair a atenção das mulheres, e ele também se sentia fascinado por elas, possuindo a reputação de um indivíduo mulherengo. Sempre que se apresentava oportunidade, ele se ocupava em seduzir as damas que encontrava nas suas viagens, o que resultou em muitas conquistas. Em Karlsbad não foi diferente... a esposa de Capablanca não o havia acompanhado na viagem, permanecendo em Havana, e o ilustre campeão, sentindo-se seguro longe de casa, resolveu "trocar de rainhas", fazendo-se acompanhar no torneio por sua amante russa, uma bela loira de olhos escuros, com a qual alguns dos seus colegas sonhavam acordados. Eis que então, quando Capablanca estava jogando sua partida contra Sämisch, sua esposa inesperadamente surgiu no salão de jogo, vinda de Cuba!

Vajamos o relato de uma testemunha ocular do incidente: "No momento em que Capablanca viu sua esposa, seu rosto ficou pálido e depois vermelho. Ele não disse nada, como se nada inesperado tivesse acontecido, mas seu comportamento mudou, que até então estava relaxado e feliz, porque, de fato, ele era melhor do que seu oponente e também porque sua amante continuamente o bajulava com seus olhares de admiração. Sua amante não podia entender o que acontecia porque provavelmente nunca viu a esposa dele. Ela não a conhecia e pensava que fosse mais uma de suas muitas amigas. Quando ela percebeu o que estava acontecendo, não sabia para onde fugir e saiu do salão. O que aconteceu depois ao casal eu não soube mais. Posso imaginar o que aconteceu, porque logo depois Capablanca deixou sua esposa e casou-se com a dama russa. Mas isso também significou o fim de suas conquistas amorosas, pois a nova senhora nunca dava a ele chance para novos romances; ela o acompanhava a todos os torneios"

 

Capablanca e sua segunda esposa, Olga

Como resultado dessa surpresa nada agradável, o ex-campeão mundial cometeu aquele que é provavelmente o erro mais grosseiro da sua carreira, um lance péssimo ainda em plena abertura, que perde uma peça. Vejamos o diagrama abaixo.  


Sämisch vs. Capablanca - Karlsbad, 1929

Na posição do diagrama acima, Capablanca joga o horrível 9. ...Ba6??, que permitiu 10. Da4, ganhando peça. A partida prosseguiu com: 10. ...Bb7 11. d5 Dd7 12. dxc6 Bxc6 13. Dc2. Mesmo com uma peça a menos Capablanca ainda resistiu bravamente, colocando dificuldades ao adversário para converter sua vantagem em vitória, e a partida se arrastou até o lance 62. Segue o link para a partida completa: https://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1066901. E foi assim amigo(a)s, que num mesmo dia, o mulherengo Capablanca perdeu uma partida de xadrez, seu casamento e sua carreira de conquistador! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário