sábado, 12 de dezembro de 2020

SEÇÃO BATE & REBATE #19

 

Saudações, amigo(a)s. Estamos de volta para compartilhar com vocês mais uma entrevista da Seção Bate & Rebate, a de número 19. Como todos já sabem, o propósito dessa seção, idealizada pelo nosso amigo e colaborador Joaquim Virgolino, é promover a interação com enxadristas de todo o Brasil e até do exterior, por meio de entrevistas rápidas, no formato "pingue-pongue", que são publicadas sempre aos sábados. Gostaria apenas de abrir um parêntese para informar que a entrevista com o MF Roberto Andrade, publicada na semana passada, alcançou uma considerável repercussão, com quase 200 visualizações e 59 comentários até o presente momento, o que me trouxe uma grata surpresa e satisfação! Dito isso, vamos apresentar nosso entrevistado de hoje... ele é um enxadrista promissor, que joga bem mas que tem potencial para continuar progredindo e alçar voos ainda mais altos, chegando ao nível de mestre. Na sua cidade, Baraúna-PB, ele tem feito um bonito trabalho junto a uma ONG local, atuando como professor de xadrez e ensinando nosso querido esporte a crianças e jovens. Além disso, vem desenvolvendo também um interessante trabalho como streamer, em seu canal do Twitch, uma plataforma de transmissão ao vivo de jogos on-line, onde ele joga e analisa suas próprias partidas. Estou falando do enxadrista Fagner Lima, um dos vários amigos que o xadrez me proporcionou. Fagner é um grande divulgador do xadrez e tem tido um papel de destaque na difusão da Arte de Caíssa, motivo pelo qual merece todo o nosso reconhecimento. Ele é também uma figura humana de muitas qualidades, um sujeito simples e generoso, que batalha pelos seus objetivos com dedicação e conquista amizades por onde passa. Vejamos agora um relato prestado pelo Prof. Fagner ao blog Batalha de Mentes, em que ele fala um pouco sobre o seu início e suas pretensões no xadrez:

"Sou grato pela oportunidade de conceder essa entrevista ao BM, espaço que faltava ao xadrez paraibano. Comecei tarde no xadrez, somente aos 21 anos conheci a nobre arte de Caíssa... o mover daquelas peças e as “regras difíceis”, diferentes, me encantaram. Ter conhecido essa arte tardiamente me deixa um pouco triste, talvez seja por isso que levo à frente a ideia de ensinar a crianças e adolescentes. Meu melhor ano no xadrez foi 2013, quando obtive minha maior conquista, que foi vencer o paraibano universitário (http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=15261). Morar longe das "mecas" paraibanas do xadrez me faz ter um consolo na internet, onde posso enfrentar inúmeros adversários. Espero um dia ter força de um mestre nacional ou ao menos ser um oponente que não seja batido facilmente pelos meus adversários".

 

Uma vez feita a apresentação do nosso convidado de hoje, vamos à entrevista!

 

NOME: Fagner da Silva Lima

IDADE: 32 anos

CIDADE NATAL: São Bernardo do Campo-SP

PROFISSÃO: Professor

 

01 - Qual é a sua cor favorita? R.: Azul.

02 - Comida favorita? R.: Frango.

03 - Passatempo favorito (além do xadrez)? R.: Assistir futebol.

04 - Um filme inesquecível? R.: Uma mente brilhante.

05 - Qual foi o livro de xadrez mais interessante que você já leu? R.: Defesa Siciliana, de John Emms.

 


06 - Uma música que marcou a sua vida? R.: São tantas! (risos)

07 - Qual o seu maior medo? R.: Não conseguir ser o pai que meus filhos precisam.
 
08 - Um sonho? R.: Tornar-me professor do IFPB.
 
09 - Um lance ou uma partida inesquecível de alguma lenda do xadrez? R.: O lance 24. ...Txf4!!, levando a um sequestro do rei, na partida Polugaevsky vs. Nezhmetdinov (1958).
 
10 - Se você pudesse mudar alguma coisa no mundo, o que seria? R.: Faria com que ninguém no mundo passasse fome, na infância eu passei.



11 - Quem é o seu maior ídolo no xadrez, e por quê? R.: Não tenho um ídolo no xadrez, mas admiro muito o francês Maxime Vachier-Lagrave, atualmente ele me inspira.

12 - Qual seria sua viagem dos sonhos? R.: Jogar um torneio de xadrez na Rússia, em um daqueles "cafés".

13 - Qual o seu maior defeito? R.: Confiar demais nas pessoas.

14 - Sua maior qualidade? R.: Considero-me generoso.

15 - Você não tira o chapéu para... R.: Pessoas mau-caráter, gente que só pensa em si.

 


16 - Qual o ensinamento ou princípio do xadrez é útil na sua vida? R.: A tomada de decisão.

17 - O que você aprecia em uma pessoa? R.: A simplicidade.

18 - Qual foi a melhor partida de xadrez que você já jogou? R.: Tenho poucas partidas oficiais, mas gostei de uma que foi jogada no Memorial Machado de Assis (2019), contra Ivo Pereira.

19 - Existe alguma coisa que você gostaria de aprender? R.: Gostaria de aprender outros idiomas.

20 - Fagner Lima por Fagner Lima: R.: Um homem simples.



Chegando ao fim desta entrevista, gostaria de agradecer ao amigo Fagner Lima pela sua disponibilidade em participar da nossa Seção Bate & Rebate, dando-nos a oportunidade de conhecer um pouco melhor o seu perfil de ser humano e de enxadrista. Aproveito para convidar a todos os nossos leitores a acessarem o canal de Fagner no Twitch (twitch.tv/fgnerlima), e se possível se tornarem seguidores do canal, para dar uma força ao nosso amigo e estimulá-lo a continuar produzindo vídeos naquela plataforma. Obrigado a todos pela atenção e até sábado que vem, com mais uma entrevista!


11 comentários:

  1. Grande Fagner! Excelentes respostas. És um ótimo professor e sobretudo um ser humano incrível.

    ResponderExcluir
  2. Grato pela oportunidade de contatar com esse estimado canal!

    ResponderExcluir
  3. Eu que agradeço sua participação, meu nobre amigo... você tem feito muito pelo xadrez paraibano, e merece ter seu empenho reconhecido. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Apesar de conhecer pouco o entrevistado, admiro-o bastante pela sua simplicidade. Na minha opinião, pessoas simples e humildes são de uma uma nobreza grandiosa. Parabéns Fagner! Continue assim e tudo de bom! E a nossa próxima entrevista, a de número 20, será com o criador deste blog. Não é isto amigo Jales? rsrsrs Abraço! Céu

    ResponderExcluir
  5. É verdade, amiga Céu! Você antecipou a surpresa! rsrs

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela entrevista! O Fagner é um grande ser humano.

    ResponderExcluir