sábado, 26 de dezembro de 2020

SEÇÃO BATE & REBATE #21

 

Prezado(a)s amigo(a)s, como temos feito nos últimos sábados, é chegado o momento de publicarmos mais uma entrevista da Seção Bate & Rebate.  Sábado passado tivemos a entrevista do editor deste blog, e hoje o nosso convidado é o responsável por essa seção existir, o grande divulgador, jogador, organizador de torneios e professor de xadrez Joaquim Virgolino. Considero Joaquim um dos maiores entusiastas do nobre jogo, senão o maior, que eu já tive a oportunidade de conhecer. Seu amor pela Arte de Caíssa já o fez protagonizar façanhas memoráveis, como em 2014, quando ele saiu da sua cidade, Esperança, no interior da Paraíba, para ir até o Rio Grande do Sul, participar do Torneio da Festa da Uva, onde teve o privilégio de jogar uma partida de simultânea contra ninguém menos que Magnus Carlsen, o campeão mundial de xadrez! Além disso, Joaquim é amigo da melhor jogadora de xadrez de todos os tempos, a Grande Mestra húngara Judit Polgar, a quem também já enfrentou no tabuleiro, tendo batizado sua filha em homenagem a essa extraordinária enxadrista. Avaliem aí se essa não é uma paixão das grandes!

Nosso entrevistado começou no xadrez já na idade adulta, por volta do ano de 1990, ainda nos tempos do saudoso xadrez postal, o qual ele chegou a praticar por um bom tempo. Sua contribuição ao xadrez paraibano é significativa, pois, além de ter fundado um clube de xadrez na sua cidade, Joaquim promove anualmente o torneio Cidade de Esperança, que já está na sua 22ª edição. Infelizmente a edição deste ano, que seria a 23ª, teve de ser cancelada por causa da pandemia de Covid-19, mas esperamos que em 2021 ela possa acontecer, com a adoção dos devidos protocolos de segurança sanitária. Joaquim atua também como professor de xadrez em uma escola da rede particular de ensino de Esperança, e possui uma coleção de jogos de peças, com mais de 30 jogos provenientes de várias partes do mundo. Antes de apresentar a entrevista desse grande ícone do xadrez paraibano, eu gostaria de agradecer Joaquim Virgolino pela amizade e pelas contribuições feitas ao blog Batalha de Mentes, a exemplo da Seção Bate & Rebate, idealizada por ele e que tem feito sucesso entre os leitores. Dito isto, vamos à entrevista!

 

NOME: Joaquim Virgolino da Silva Filho

IDADE: 54 anos

CIDADE NATAL: Esperança-PB

PROFISSÃO: Professor

 

01 - Qual é a sua cor favorita? R.: Preto.

02 - Comida favorita? R.: Toda comida que o povo fala que "ofende".

03 - Bebida preferida? R.: Tudo o que tiver álcool.

04 - Um filme inesquecível? R.: O menino do pijama listrado.

05 - Qual foi o livro de xadrez mais interessante que você já leu? R.: Estratégia moderna do xadrez, de Ludek Pachman.

 

 

06 - Uma música que marcou a sua vida? R.: Vivir sin aire - Banda Maná.

Obs.: Conheça a música escolhida pelo entrevistado assistindo ao vídeo a seguir:

 



07 - Qual o seu maior medo? R.: Prestar contas ao Deus de Israel.

08 - Um sonho? R.: Completar mil calcinhas na minha coleção.

09 - Quais as três pessoas que você adoraria convidar para jantar? Luma de Oliveira, Sharon Stone e Demi Moore.

10 - Uma partida ou lance inesquecível de alguma lenda do xadrez? R.: Fischer x Tal - Bled (1961), a primeira vitória de Fischer sobre Tal.

11. Quem é o seu jogador de xadrez favorito? R.: Bobby Fischer.

12. Seu maior defeito? R.: Pavio curto e não sei perdoar.

13. Uma atriz ou ator? R.: Sharon Stone.

14. Estilo musical preferido? R.: Muito variado, depende muito de quantas doses já foram tomadas.




15. Eu não tiro o chapéu para... R.: Muita gente, mas duas classes me deixam louco: políticos corruptos e homem manobrado por mulher.

16. Qual ensinamento ou princípio do xadrez é útil na sua vida cotidiana? R.: Pensar antes de agir, mas nem sempre obedeço (risos).

17. O que você salvaria da sua casa se ela estivesse pegando fogo? (Apenas duas coisas) R.: As 250 calcinhas e as dezenas de jogos de peças.

18. O que você aprecia em uma pessoa? R.: Humildade e generosidade.

19. Existe alguma coisa que você gostaria de aprender? R.: Ser fluente em vários idiomas.

20. Qual o seu posicionamento político-ideológico? R.: Sou de direita, conservador e cristão... Bolsonaro 2022! (risos). 

 

 

21. Que animal você seria? R.: Tigre.

22. Qual é um grande sonho que você já realizou? R.: Jogar contra Judit Polgar e Magnus Carlsen foram alguns deles, outros ainda estão por vir.

23. Se você pudesse mudar algo no mundo, o que seria? R.: Acabaria com a desigualdade social, uns com tanto e outros sem nada me deixa muito triste.

24. Qual a melhor partida de xadrez que você já jogou? R.: Não foi a melhor, mas uma que gostei foi contra Judit Polgar, teve uma hora que eu pensei que ia empatar, mas tu sabe que análise de capivara sempre dá errado (risos).

25. Uma mensagem que você deixaria para os leitores do blog: R.: "Viver é ruim e conviver é um inferno".

26. Joaquim por Joaquim: Capivarão eternamente apaixonado, sempre procurando fazer o bem. 

 

 

 

Aí está amigo(a)s, mais uma entrevista finalizada, a última de 2020, desta vez com a lenda do xadrez paraibano Joaquim Virgolino. Para 2021, ainda estamos estudando a viabilidade de manter a Seção Bate & Rebate em atividade, devido a algumas dificuldades que temos enfrentado, sobretudo a recusa de alguns enxadristas em participar do blog, fato que muito nos entristece. Então, se esta for a última postagem dessa seção, quero agradecer a todo(a)s o(a)s entrevistado(a)s, pela gentileza e disponibilidade de participar, e também ao nosso público, pela paciência de ler as entrevistas. Um fraterno abraço e até breve!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário