terça-feira, 22 de dezembro de 2020

O XADREZ BRASILEIRO PEDE AJUDA!

 

Prezado(a)s praticantes de xadrez em todo o território nacional, saudações. Hoje venho tratar de um assunto muito sério... considero este o texto mais importante que já escrevi para o blog Batalha de Mentes, por isso lhes peço a máxima atenção!

Conforme já mencionei em uma postagem anterior, reafirmo que não tenho a intenção de transformar este canal em um espaço para a discussão da política do xadrez, porque esse não é nem e nunca será o nosso objetivo. Desde que este blog foi criado, nosso compromisso tem sido o de trazer conteúdo de qualidade ao público leitor, por meio de postagens relativas à história e à teoria enxadrísticas. Apesar disso, resolvi abrir uma exceção com a presente publicação, por entender que estamos vivendo um momento de crucial importância para o futuro do xadrez brasileiro: como muitos de vocês já devem estar sabendo, a eleição para a equipe diretiva da entidade máxima do xadrez nacional, a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), está marcada para acontecer no próximo dia 30/12. Até onde sei, duas chapas estão concorrendo ao pleito: a chapa encabeçada pelo Sr. Máximo Macedo, denominada "Xadrez para todo Brasil" (sic), e a chapa denominada "Restauração do xadrez brasileiro", encabeçada pelo empresário Denrick Cabral, a qual conta com o apoio da esmagadora maioria dos enxadristas brasileiros*, aí incluídos os jogadores de primeira categoria do xadrez nacional (MIs e GMs). No dia 14/12, o candidato à presidente da CBX pela chapa Restauração, e mais alguns apoiadores (GMs Rafael Leitão e Krikor Mekhitarian, e MI Roberto Molina), utilizaram-se do espaço disponibilizado pelo canal do youtuber Raffael Chess para exporem suas propostas à comunidade enxadrística em uma live, que teve o título de "O xadrez brasileiro pede AJUDA!" (clique no título para assistir). Na oportunidade, eles falaram ao público sobre o estado lamentável em que se encontra o xadrez brasileiro atualmente, prejudicado que vem sendo já há anos pela desastrosa atuação da atual gestão da CBX, presidida pelo GM Darcy Lima. 

Na referida live, os convidados acima mencionados teceram várias críticas à atual gestão da CBX, todas elas devidamente embasadas, e também manifestaram sua preocupação com a possibilidade de vitória da chapa de situação, formada por um grupo de dirigentes que vem procurando de todas as formas se perpetuar no poder, mesmo fazendo um péssimo trabalho à frente do órgão máximo do xadrez brasileiro. Tal preocupação se justifica pelo fato de que, embora a chapa Restauração tenha o apoio da grande maioria dos enxadristas brasileiros, quem tem direito à voto no processo eleitoral são apenas 10 das 27 federações que compõem a CBX, todas ou quase todas alinhadas com a gestão do Sr. Darcy Lima. Ao longo da live, os membros da chapa Restauração enumeraram vários problemas que os jogadores brasileiros vêm enfrentando nos últimos anos, dentre os quais podem-se citar:

- Ausência de diálogo com filiados e federações "não alinhadas" com a atual gestão;

- Cobrança de taxas abusivas, e disparidade entre o valor que é arrecadado e o valor que é investido em prol do xadrez nacional;

- Ausência de prestação de contas, e falta de transparência em relação ao uso dos recursos arrecadados com a cobrança das taxas;

- Quebra de regulamentos e irregularidades na organização de torneios;

- Inexistência de projetos e propostas voltados ao desenvolvimento do esporte e à profissionalização dos enxadristas;

- Retaliações e perseguições a todos aqueles que ousam questionar ou criticar as ações da gestão atual;

- Ausência de suporte financeiro a atletas que representam o Brasil em competições internacionais;

- Ausência de repasse de recursos financeiros às Federações;

- E-mails, requerimentos e demais documentos dos enxadristas e federações são simplesmente ignorados, ou respondidos de modo grosseiro;

- Necessidade de os enxadristas entrarem na Justiça para terem seus direitos assegurados;

- Jogadores sendo escolhidos para representar o país em Olimpíadas com base em regras estapafúrdias, sem levar em conta os critérios técnicos e o nível de força dos competidores, o que provoca a insatisfação dos enxadristas de elite;

- Processo eleitoral “viciado”, com formação de um “curral eleitoral” com apenas 10 Federações tendo direito a voto nas eleições para a Presidência da CBX, de modo a ser manipulado por um grupo que tem a clara intenção de se perpetuar no poder.

 

Gostaria de lembrar um detalhe importante: a eleição para a equipe diretiva da CBX havia sido marcada inicialmente para o dia 02/12, com uma única chapa concorrendo, formada por pessoas ligadas à atual gestão, sob a alegação de que os concorrentes estariam em condição irregular e portanto não poderiam disputar a eleição. Daí a Federação do Distrito Federal entrou com uma ação na justiça a fim de assegurar o direito a que uma segunda chapa também concorresse às eleições, que foram então remarcadas para o dia 30/12, com a chapa Restauração passando a entrar na disputa. Pois bem, amigo(a)s: na última sexta-feira, um novo capítulo dessa "novela" foi revelado pelo MF Roberto Andrade, uma das figuras mais idôneas e respeitadas do xadrez nacional. De acordo com um texto divulgado por ele em um grupo de whatsapp, os mandatários da CBX, desesperados diante da possibilidade de perderem a eleição, arquitetaram uma sórdida manobra a fim de garantirem a vitória a qualquer custo: alguns integrantes da chapa de situação foram mudados para que presidentes das federações aptas a votar pudessem ser incluídos na chapa, ganhando assim a possibilidade de votarem neles mesmos!

Foi por esse motivo, meus amigos e amigas, que decidi utilizar o espaço do blog Batalha de Mentes para denunciar tais ações indignas desse grupo de dirigentes da CBX, agora auxiliados em seu plano maquiavélico por presidentes de Federações que têm direito à voto, a saber: Amapá, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. Sei que este blog ainda tem um alcance pequeno; no entanto, a exemplo de outros sites e canais de xadrez que têm tomado a mesma atitude, também quero me solidarizar com a luta daqueles que desejam moralizar e melhorar o xadrez brasileiro, e que representam o anseio de milhares de enxadristas, ávidos por uma mudança efetiva, a qual só será possível quando conseguirmos afastar da CBX esse grupo que está no poder há quase 20 anos, fazendo um péssimo trabalho e priorizando sempre seus interesses particulares em detrimento do desenvolvimento do nosso querido esporte. Diante de tudo o que foi aqui exposto, eu, Luiz Fábio Alves Jales, enxadrista amador e editor do blog Batalha de Mentes, venho manifestar meu total apoio à chapa Restauração, e pedir para que todos aqueles que têm interesse no progresso do xadrez nacional também apoiem a referida chapa. Neste momento de vital importância para os rumos do xadrez no Brasil, precisamos unir esforços para garantir a lisura e a igualdade de condições no processo eleitoral da CBX, contando com o inestimável apoio dos órgãos do Judiciário, que dará aos candidatos da chapa Restauração o devido respaldo legal para concorrerem e vencerem a eleição. Tenho plena confiança de que, se o Sr. Denrick Cabral assumir a CBX juntamente com sua equipe, o xadrez brasileiro irá respirar novos ares e terá um futuro promissor! Precisamos dar um basta a essa situação deplorável em que se encontra a entidade máxima do nosso esporte na atualidade... a comunidade enxadrística nacional está cansada de tanta incompetência e descaso para com o xadrez, e anseia por dias melhores, que certamente virão! No dia 30 de dezembro, tenho fé e esperança de que juntos iremos restaurar o xadrez brasileiro!

 

* Observação: Em enquete realizada recentemente pela internet, a chapa Restauração obteve um apoio maciço de 90% entre Mestres e Grandes Mestres, e de 96% entre os enxadristas amadores. 

 


10 comentários:

  1. Aguardo com muita esperança que a CBX seja dirigida por pessoas idôneas e que saibam respeitar e valorizar o xadrez brasileiro como ele merece, aqui em Alagoas contamos com o total apoio e trabalho da LBX que tem demonstrado respeito a todos os enxadristas desde sua fundação com o MF Ari Maia e com o CM Jayme Miranda que tem elevado o nome da nossa nobre arte com dignidade, o mesmo espero da diretoria composta pela CHAPA RESTAURAÇÃO.

    KYLDER PINHEIRO BORGES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Kylder, 90% dos enxadristas brasileiros desejam isto também: mais seriedade, transparência e respeito na gestão do xadrez nacional, e certamente a equipe da Chapa Restauração está apta a realizar essa mudança. Parabéns à LBX pelo belo trabalho que vem realizando, vocês têm muito a acrescentar ao xadrez brasileiro.

      Excluir
  2. Hora de criar nova instituição com abrangência nacional, aberta a novos interessados, com legislação própria e regularizada pela justiça oficial. Torço para que isso seja possível e se execute em tempo recorde, e que se mova ação judicial para extinguir a atual CBX.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Antonio, não é preciso extinguir a CBX para implementar as mudanças que todos nós esperamos que sejam feitas. Basta que se mude a equipe diretiva e tudo irá melhorar. Vamos torcer para que o pessoal da Chapa Restauração vença a eleição!

      Excluir
  3. A hora de acabar com o coronelismo e devolver o Xadrez à toda comunidade enxadrística chegou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigos do NEM, concordo com vocês... aliás, acho que já passou da hora de derrubarmos essa ditadura da CBX, que só tem trazido atraso e discórdia ao xadrez nacional!

      Excluir
  4. Meu amigo Jales,
    Você fez uma excelente matéria sobre as eleições da CBX e atual situação do xadrez no Brasil.
    Há muitos erros e injustiças no xadrez a nível nacional, regional e local. Chegou a hora de fazermos as devidas correções.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, MF Roberto! Vamos lutar para moralizar o xadrez brasileiro, a hora da verdade chegou!

    ResponderExcluir
  6. Triste situação! Muito esclarecedora a notícia. Vim pela live do Fagner Lima procurando a entrevista, mas ainda não achei. Continue o bom trabalho. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. O jogo de Xadrez atingiu seu nível de perfeição em meados do século 19, quando se organizaram os torneios internacionais.
    O fascínio do jogo, com suas infinitas possibilidades, o perpetuará! É um importante legado para nosso desenvolvimento cultural e esportivo!
    O mundo atual ainda não foi "contaminado" com esse fascínio. O xadrez depende de patrocinadores. O Brasil está pouco preparado para as disputas internacionais. Não se tem como encarar os engines, mas eles se tornaram resolvedores de problemas.
    As disputas amigáveis, artísticas e criativas são nossos desafios e deleites!

    ResponderExcluir