domingo, 10 de fevereiro de 2019

CAMPINA GRANDE, POTÊNCIA DO XADREZ PARAIBANO

Campina Grande, localizada no agreste paraibano, é o segundo maior e mais importante centro urbano do estado da Paraíba. A cidade, de pouco mais de 400.000 habitantes, tem a tradição de revelar para o Brasil e para o mundo artistas, intelectuais, políticos e esportistas de destaque. E é possível perceber que o xadrez, sendo uma mistura de jogo, arte e ciência, também ocupa um papel importante no seio da sociedade campinense.

De acordo com informações prestadas pelo Mestre Nacional Evandro Rodrigues, o CXCG (Clube de Xadrez de Campina Grande) tem vivido um período de intensa atividade nos últimos tempos, já tendo promovido aproximadamente 40 torneios só neste ano (praticamente 1 torneio por dia). Além das competições sediadas na lanchonete SucAçaí, os membros do CXCG também promovem torneios de blitz (5 minutos), que são realizados às terças-feiras, na AABB local.

O CXCG possui cerca de 30 enxadristas que jogam regularmente, e mais de 60 jogando esporadicamente. Como todo clube que se preze, lá existe um controle de rating dos jogadores, que é atualizado após cada torneio. O xadrez é praticado também em outros espaços da cidade, a exemplo da Praça da Bandeira, onde todas as tardes pessoas se reúnem para jogar, segundo nos informou Evandro.

Tanta atividade no xadrez daquela localidade faz do CXCG o clube mais ativo da Paraíba e faz de Campina Grande uma potência do xadrez estadual, rivalizando com a capital, João Pessoa, que apesar de contar com um maior número de clubes, certamente perde para Campina Grande em termos de regularidade na prática enxadrística.

Parabéns aos enxadristas campinenses, e que o amor ao xadrez, que vocês sempre demonstraram, sirva de exemplo a ser seguido para os demais praticantes da Arte de Caíssa em nosso estado!



Vista do Açude Velho, em Campina Grande-PB

Pessoas jogando xadrez na Praça da Bandeira



Nenhum comentário:

Postar um comentário