sábado, 16 de fevereiro de 2019

SÁBADO MOVIMENTADO NO XADREZ PARAIBANO

Este sábado 16/02 foi um dia bastante movimentado para o xadrez paraibano. Pelo menos três torneios ocorreram, em diferentes pontos do estado. Em João Pessoa, na Academia de Xadrez Caldas Viana, aconteceu a II Copa Machado de Assis, promovida pela Federação Paraibana de Xadrez. O campeão do torneio, segundo informações repassadas pelo enxadrista Sílvio Sá, foi Marcello Urquiza, que venceu na final o jogador campinense André Luís Gomes. Com a vitória, Urquiza foi premiado com uma caneca comemorativa e com a gratuidade de inscrição do I Memorial Machado de Assis, um Aberto do Brasil previsto para ocorrer no mês de novembro, no Littoral Hotel, em João Pessoa-PB.

André Luís Gomes (à esq.) e Marcello Urquiza disputando a final da II Copa Machado de Assis

O campeão Marcello Urquiza sendo premiado pelo Presidente da FPBX, Fernando Melo


Já em Guarabira, a seleção local encarou a seleção da cidade de Alagoa Grande, em um confronto intermunicipal celebrado no Shopping Cidade Luz. Os jogadores, cinco de cada equipe, se enfrentaram em 5 rodadas, totalizando 25 partidas. De acordo com informações prestadas pelo enxadrista Sobral, a equipe de Guarabira superou a equipe de Alagoa Grande pelo placar de 13,5 x 11,5.


Seleção de Alagoa Grande (à esq.) vs. seleção de Guarabira




Por fim, na cidade de Patos, foi disputado o VII Torneio Ativo de Xadrez da Cidade de Patos - Memorial Vasily Smyslov. De acordo com as informações prestadas pelo enxadrista Bruno Paulo, organizador do evento, a cada dois meses está sendo realizada uma edição desse torneio, e a cada edição é homenageado um campeão mundial de xadrez. O objetivo da competição, sem dúvida a maior do sertão paraibano, é estimular a prática enxadrística em Patos e na região circunvizinha, e nela costumam tomar parte vários jogadores, de diversas faixas etárias. Nesta sétima edição, os melhores colocados foram os seguintes enxadristas: Pablo Costa - Campeão; Sara Soares - Vice-campeã; Jerry Cássio - 3°Lugar; Inácio Davi - Melhor Sub 17; Victória Lígia - Melhor Feminino; Yasmin Soares - Melhor Sub 1800 e Saulo Murilo - Melhor Sub 12. Os vencedores foram premiados com troféu (campeão), medalhas e quantias em dinheiro para os três primeiros colocados.

VII Torneio Ativo de Xadrez da Cidade de Patos
O evento contou com a participação de vários jogadores de Patos e região
Foto dos premiados no torneio; ao centro, segurando o troféu, o campeão Pablo Costa

Parabéns a todos os jogadores e jogadoras que participaram desses torneios e que certamente fizeram a deusa Caíssa se sentir feliz neste sábado de intensa movimentação enxadrística em nosso estado. Que venham mais e mais torneios!!


OBS.: Fotos obtidas no grupo de whatsapp da FPBX e no perfil de Bruno Paulo no Facebook.


Nenhum comentário:

Postar um comentário