quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

MOLINA CAMPEÃO BRASILEIRO DE XADREZ!

Superação. Essa foi a palavra que definiu a atuação do MI Roberto Junio Brito Molina na Final do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2018, encerrado hoje na cidade de Natal-RN. No mais importante torneio do calendário enxadrístico nacional, o combativo Molina teve de superar não apenas seus oponentes no tabuleiro, mas também as manobras escusas da atual gestão da CBX, que pretendeu deixá-lo de fora da Final, alegando que ele não cumpria os requisitos exigidos no regulamento da competição. Para conseguir disputar a Final, o MI mineiro precisou recorrer à justiça, que expediu uma liminar reconhecendo seu direito à participação no torneio.

Depois dessa importante vitória extra-tabuleiro, Molina deu início à saga que o levaria, pela primeira vez, à conquista do título de campeão brasileiro. Exibindo um xadrez aguerrido, ele foi superando seus adversários um a um (MN Vítor Firmo, GM Evandro Barbosa e MF Diogo Guimarães), até defrontar-se na final com o forte e bem preparado GM Krikor Sevag Mekhitarian. Após 3 partidas, o placar do confronto estava em 2X1 a favor do GM Krikor, a quem bastava um empate para assegurar sua vitória no campeonato. No entanto, na última partida em ritmo clássico do match, a superação de Molina entrou mais uma vez em cena e provocou uma reviravolta na situação. O Mestre Internacional venceu de forma surpreendente o acirrado 4º jogo, aplicando mate ao Rei de Krikor, algo raro de se ver em jogos de alto nível. O match então seguiu para o desempate de partidas rápidas, e Molina, embalado pelo bom resultado do duelo anterior, ganhou o primeiro jogo e empatou o segundo, derrotando seu formidável adversário e sagrando-se o Campeão Brasileiro Absoluto de Xadrez de 2018!!

Parabenizamos o MI Roberto Molina pela sua brilhante conquista, e esperamos ter a honra de publicar em breve, aqui em nosso blog, uma entrevista do novo campeão brasileiro, para a alegria dos fãs dessa figura tão querida do xadrez nacional. Bravo, Molina!! Que este seja o primeiro de muitos títulos brasileiros!!

MI Roberto Molina, Campeão Brasileiro de Xadrez 2018

Resultados dos confrontos da Final:

Partidas clássicas: 
MI Roberto Molina 2 X GM Krikor Mekhitarian 2 

Partidas rápidas:
MI Roberto Molina 1,5 X GM Krikor Mekhitarian 0,5


Seguem os links das três últimas partidas da Final do Campeonato Brasileiro, realizadas hoje:


Nenhum comentário:

Postar um comentário