segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

UM MITO SOBRE O MITO CAPABLANCA

Muitos conhecem a história segundo a qual "a máquina de jogar xadrez", José Raul Capablanca, teria aprendido o jogo aos 4 anos de idade apenas observando seu pai jogar contra um convidado, e teria inclusive corrigido o pai durante uma partida por causa de um lance irregular de cavalo.

Essa história foi aceita como verdadeira e divulgada em diversos livros de xadrez, porém tudo não passa de um mito. No excelente livro "Manual de Xadrez", de Idel Becker, aparece uma citação dos autores Euwe e Prins que é esclarecedora em relação a este assunto:
"A conhecida lenda de que Capablanca aprendeu a jogar xadrez aos 4 anos, apenas vendo jogar seu pai, enquanto este disputava duas partidas com um convidado, foi relegada ao país da fantasia pelo próprio mestre em 1920" (Euwe e Prins, Ajedrez Inmortal de Capablanca. Buenos Aires, Sopena, 1959, p.7). 

Ninguém duvida que Capablanca era mesmo um gênio, mas aprender um jogo complexo como o xadrez apenas olhando outra pessoa jogar, e ainda mais com 4 anos de idade, não dá pra acreditar mesmo, né??

Capablanca, ainda muito jovem, jogando xadrez com seu pai

Nenhum comentário:

Postar um comentário