quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

SEÇÃO VALE A PENA CONHECER

DICA DE LEITURA

Para os amantes da literatura enxadrística, o livro do historiador e jornalista britânico Daniel Johnson, intitulado "Rei branco e rainha vermelha: como a Guerra Fria foi disputada no tabuleiro de xadrez" (Editora Record, 2013), é uma excelente aquisição. O livro narra de que forma o jogo de xadrez foi usado pela antiga União Soviética como símbolo de hegemonia e como foi transferida para o tabuleiro a disputa nuclear da Guerra Fria. Na época em que as forças políticas mundiais se dividiram em dois polos, os socialistas mantiveram por longo tempo a supremacia nas disputas de xadrez contra os capitalistas - até serem destronados pelo estadunidense Bobby Fischer. 
A narrativa não gira em torno apenas do famoso match entre Spassky e Fischer pelo Campeonato Mundial de 1972, cuja foto ilustra a capa do livro. Ela é muito mais abrangente, percorrendo desde a fase que antecede a Guerra Fria (Revolução Bolchevique) até os desdobramentos modernos da mesma, com a disputa política entre Kasparov e Putin pela presidência da Rússia. O livro também chama a atenção do leitor para os horrores perpetrados pelo mais sórdido e maléfico regime político que já existiu, o Socialismo/Comunismo, que fez muito mais vítimas do que o Nazismo de Hitler! 
Rei branco e rainha vermelha é sem dúvida uma obra de referência para os estudiosos da história do xadrez, e está à venda nas maiores livrarias do Brasil, por um preço que varia entre R$ 60,00 e 70,00.



Um comentário: