domingo, 3 de fevereiro de 2019

MUTAS EMOÇÕES NA I COPA MACHADO DE ASSIS

Foi disputada na data de ontem (02/02), na Academia de Xadrez Caldas Viana, em João Pessoa-PB, a I Copa Machado de Assis de xadrez, promovida pela Federação Paraibana de Xadrez. O torneio contou com a presença de 11 jogadores, divididos em dois grupos, A e B. Os jogadores dos dois grupos jogaram entre si, e os dois com melhor pontuação de cada grupo se classificaram para a final.


As partidas da fase classificatória foram jogadas no ritmo 10’ + 5” e reservaram fortes emoções, em embates eletrizantes. O autor destas linhas esteve participando da Copa, e na 1ª fase teve uma boa atuação, com 3 vitórias e 2 empates em cinco partidas, sendo um dos empates contra o atual campeão paraibano de xadrez, Luiz Antonio Tomaz. Com esse resultado classifiquei-me para jogar a final, juntamente com os enxadristas Luiz Tomaz, Arthur Olinto e Marcello Urquiza, mas nessa nova fase não consegui fazer frente a adversários tão preparados e acabei amargando três derrotas, embora tenha deixado passar um empate por xeque-perpétuo contra Arthur Olinto, o qual sagrou-se o campeão do torneio, com 3 vitórias na fase final (100% de aproveitamento).


O campeão foi premiado com uma caneca, e uma outra caneca, comemorativa dos 10 anos do blog Reino de Caíssa, foi sorteada entre os competidores, sendo entregue ao enxadrista Alejandro González. Arthur Olinto ganhou também a gratuidade de inscrição no I Memorial Machado de Assis, um Aberto do Brasil que está previsto para acontecer no mês de novembro/2019. Queremos parabenizar a Diretoria da FPBX, nas pessoas de Fernando Melo e Genildo Gomes, pela iniciativa de realizar o evento, que proporcionou aos participantes mais uma oportunidade de reencontro e de preparação para o X Memorial Bobby Fischer, que ocorrerá em março.


Genivaldo vs. Fábio Jales
Petrov Baltar enfrentando Alejandro, sob o olha atento de Tomaz
Jonh Morais vs. Genildo Gomes
John Morais vs. Fábio Jales
A I Copa Machado de Assis teve embates eletrizantes
Vista da área de jogos - AXCV
Petrov Baltar contra Fernando Israel
Em primeiro plano, Jeffeson vs. John; ao fundo, meu embate contra o atual campeão paraibano de xadrez, Luiz Tomaz: deu empate
As canecas da premiação
Alejandro Gonzalez, vencedor do sorteio
Os quatro finalistas em ação
Os quatro finalistas da Copa Machado de Assis. Da esquerda para direita: Marcello Urquiza, Luiz Tomaz, Arthur Olinto e Fábio Jales
Arthur Olinto, campeão do torneio, recebendo a premiação das mãos da anfitriã D. Ana Sá
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário