terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

SEÇÃO MEMÓRIA

Aniversário de nascimento de David Bronstein

Em 19 de fevereiro de 1924, há 95 anos, nascia na Ucrânia o Grande Mestre David Bronstein (foto), um dos melhores jogadores do mundo nas décadas de 40, 50 e 60 do século passado. Bronstein era um jogador dotado de uma extraordinária imaginação e um destacado teórico do xadrez. Ao longo de sua carreira criou verdadeiras obras de arte, exibindo um jogo agressivo e combinativo.


GM David Bronstein (1924-2006).

 
O ápice da sua trajetória ocorreu no ano de 1951, quando Bronstein empatou em 12x12 um match pelo Campeonato Mundial contra Mikhail Botvinnik. Na época, surgiu uma forte especulação de que Bronstein fora pressionado pelas autoridades soviéticas a perder o match, uma vez que Botvinnik era claramente favorecido pelo governo por causa de sua fidelidade ao regime comunista. Muito tempo depois, em sua autobiografia, Bronstein declarou o seguinte sobre esse episódio: "A única coisa que estou preparado para dizer sobre tudo isto é que fiquei sujeito a forte pressão psicológica de várias fontes e que dependia totalmente de mim ceder ou não à pressão. Vamos deixar assim".

Além da reputação de ter sido um brilhante jogador de ataque, Bronstein é lembrado também por ter escrito um dos melhores livros de xadrez da história, o "Zurich International Chess Tournament 1953", onde são analisadas as partidas do Torneio de Candidatos de Zurique, na Suíça, considerado um dos maiores torneios de todos os tempos. 

Fonte: JOHNSON, Daniel. Rei branco e rainha vermelha: como a Guerra Fria foi disputada no tabuleiro. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2013.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário