quarta-feira, 11 de setembro de 2019

COMEÇA A COPA DO MUNDO DE XADREZ 2019!


Teve início ontem (10/09), na cidade de Khanty-Mansiysk (Rússia), o torneio mais esperado do ano, a Copa do Mundo de Xadrez 2019 da FIDE. Trata-se de uma das competições mais importantes do mundo, pois, além de reunir um grande número de jogadores de todas as partes do planeta, quase todos Grandes Mestres, o torneio faz parte dos eventos do ciclo do Campeonato Mundial de Xadrez, motivo pelo qual deverá ser acompanhado com bastante interesse pelos fãs do nosso querido esporte.
Na Copa do Mundo, que é disputada a cada dois anos e tem formato eliminatório com sete rodadas, 128 enxadristas irão competir no período de 10 de setembro a 04 de outubro, e o vencedor, além de embolsar o vultoso prêmio de 110 mil dólares (cerca de 400 mil reais), conquistará também uma vaga para o Torneio de Candidatos do ano que vem. 


Academia de Xadrez Ugra, palco da Copa do Mundo de Xadrez 2019


O Brasil está sendo representado na competição por apenas um jogador, o Grande Mestre de ascendência armênia Krikor Sevag Mekhitarian (ELO 2558). Ele foi emparceirado na 1ª rodada com o fortíssimo GM russo Dmitry Andreikin (ELO 2741), n.º 21 do mundo, uma verdadeira "pedreira", como costumamos dizer na gíria do futebol. Apesar disso, Krikor, jogando com as peças brancas na primeira partida, deu trabalho ao russo e conseguiu ficar com um peão a mais em um final de torres, porém a posição estava teoricamente empatada, de modo que o empate foi inevitável (segue o link para a partida: https://www.chessbomb.com/arena/2019-fide-world-cup/01-Mekhitarian_Krikor_Sevag-Andreikin_Dmitry). Hoje acontecerá o segundo duelo entre os dois oponentes, com o GM brasileiro conduzindo as peças negras. Caso haja um novo empate, o match se encaminhará para o desempate nas partidas rápidas (tie-break). Embora saibamos que, em tese, seja mais difícil vencer com as negras, vamos torcer para que o nosso compatriota passe pelo seu adversário desta 1ª rodada e consiga chegar o mais longe possível nesta Copa do Mundo. Boa sorte Krikor, estaremos na torcida! 


GM Krikor na Copa do Mundo da FIDE, com o russo Karjakin ao fundo

2 comentários:

  1. A academia é linda e eu admiro muito esse nosso representante. Ótima sorte pra ele|
    Advinha quem está dizendo isto amigo Jales? rsrs..

    ResponderExcluir
  2. Pelo estilo da escrita e pelo entusiasmo das palavras, só pode ser a nossa poetisa-enxadrista Céu! Acertei??

    ResponderExcluir