sábado, 28 de setembro de 2019

COPA DO MUNDO: DING E RADJABOV NA FINAL!


A Copa do Mundo de Xadrez de 2019 está se aproximando do seu momento decisivo, o momento em que saberemos quem será o campeão dessa importante competição! Dos 128 participantes que iniciaram o torneio, agora restam apenas dois, que irão disputar a tão esperada final!
No dia de ontem (27/09), o primeiro finalista da Copa do Mundo foi conhecido: Teimour Radjabov, do Azerbaijão. O compatriota de Kasparov derrotou o francês Maxime Vachier-Lagrave, que era considerado o favorito para vencer o match, pelo placar de 1,5 X 0,5, ainda na fase das partidas de ritmo clássico.


T. Radjabov eliminou MVL e avançou para a final da Copa do Mundo


A primeira partida entre o francês e o azéri acabou com um empate tranquilo, em 31 lances. Na segunda partida, jogando com as brancas, Radjabov deu início a um forte ataque na ala do rei, mas MVL mostrou habilidade na defesa. Contudo, na continuação, Radjabov conseguiu ganhar um peão e colocou cada vez mais pressão contra a posição das negras, até que, no lance 44, Vachier-Lagrave "capivarou" e jogou Tf5??, entregando uma torre, erro que o fez abandonar no ato! É, parece que já vimos esse filme antes com outros GMs, não é mesmo?


Posição do jogo entre Radjabov e MVL após o lance 44. ...Tf7-f5??, que perde a torre


Já o confronto da outra semifinal, entre os chineses Yangy Yu e Liren Ding, foi mais equilibrado. Depois de dois empates nas partidas clássicas, o match foi para a decisão no desempate de partidas rápidas. A primeira partida rápida também terminou empatada, mas no segundo jogo, em uma variante aguda da Abertura Inglesa, Ding, jogando de brancas, obteve a vantagem da qualidade no lance de n.º 19, e a partir daí passou a administrar sua vantagem material, obrigando o oponente a se render no lance 45. Com esse resultado, Liren Ding manteve sua fama de "imbatível" e conquistou a segunda vaga na final da Copa do Mundo, sendo apontado como favorito para ganhar o título da competição.


Liren Ding eliminou seu compatriota Yangyi Yu no tie-break


  

De acordo com o regulamento da Copa do Mundo, os dois finalistas estão automaticamente classificados para jogar o Torneio de Candidatos do ano que vem, que também terá lugar na Rússia. Amanhã (29/09) será dia de descanso, e a primeira partida da final será jogada na segunda-feira, 30/09. Também na segunda-feira será disputado o match pelo 3º lugar, entre Yu e Vachier-Lagrave. Ambos os matchs consistem em quatro partidas clássicas, e, se necessário, serão concluídos no tie-break. Boa sorte aos dois finalistas e que vença o melhor! 
                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário