terça-feira, 17 de setembro de 2019

COPA DO MUNDO: SARIN ELIMINADO!


O prodígio indiano Nihal Sarin (ELO 2610), de apenas 15 anos de idade, vinha se destacando como uma das sensações da Copa do Mundo de Xadrez, que está sendo disputada na Rússia.
Sarin, que na primeira rodada da competição havia eliminado o forte enxadrista peruano Jorge Cori (ELO 2676), pela contagem de 2 X 0, entrou com confiança na etapa seguinte, para enfrentar o jogador Eltaj Safarli (ELO 2593), do Azerbaijão.


Nihal Sarin, de 15 anos, um vários dos prodígios indianos no xadrez


Logo na primeira partida contra Safarli, Sarin mostrou todo o seu talento e castigou seu adversário, vencendo uma linda partida de ataque, com duplo sacrifício de peça. Com essa brilhante atuação na primeira partida, tudo levava a crer que o jovem hindu fosse passar para 3ª rodada com facilidade, mas eis que o improvável acontece! Na segunda partida clássica do match, em uma posição vantajosa com as negras (ver diagrama abaixo), Sarin sofre um apagão mental e comete um erro incrível, ao jogar o desastroso 32. ...Tg6??, entregando o bispo de f2 e abandonando o jogo poucos lances depois! Que azar!!


Eltaj Safarli 1 X 0 Nihal Sarin


Esse duro golpe deve ter afetado psicologicamente o garoto, e, no dia seguinte, ao jogar o desempate de partidas rápidas com Safarli, ele perdeu a primeira partida e empatou a segunda, dando adeus a sua primeira Copa do Mundo de Xadrez, depois de um início arrasador! No entanto, sabemos que erros graves como o que foi cometido pelo jogador hindu são relativamente comuns até mesmo entre os Grandes Mestres, e não devem servir como motivo de desânimo ou de vergonha. Resta a ele apenas conquistar um pouco mais de experiência e tranquilidade, para suportar a tensão psicológica de disputas tão desgastantes, e estas virtudes certamente virão com o tempo. Estamos certos de que, graças ao seu talento e juventude, o GM Nihal Sarin ainda tem muito a evoluir e muitas alegrias a dar ao xadrez do seu país no futuro. Parabéns Sarin, que o Caíssa o favoreça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário