sábado, 14 de setembro de 2019

COPA DO MUNDO - NOTÍCIAS DA 2ª RODADA


O mais importante evento enxadrístico de 2019, a Copa do Mundo de Xadrez, continua em andamento na cidade de Khanty-Mansyisk, na Rússia. Como já informamos anteriormente, trata-se de um evento eliminatório com sete rodadas, para 128 jogadores, com um fundo total de prêmios de US$ 1,6 milhão e um primeiro prêmio de US$ 110.000. As partidas consistem em dois jogos clássicos com um controle de tempo de 90 minutos para 40 jogadas e 30 minutos para o resto do jogo, com um incremento de 30 segundos por jogada. As finais consistem em quatro jogos clássicos. Hoje (14/09) foram disputadas as segundas partidas da 2ª rodada da Copa do Mundo. Dos 64 competidores que iniciaram a disputa desta 2ª rodada, três deles venceram suas partidas com duas vitórias: Sergey Karjakin (Rússia), Jan-Krzysztof Duda (Polônia) e Maxime Vachier-Lagrave (França).


O russo Sergey Karjakin concedendo entrevista à imprensa após sua vitória de hoje


Uma das surpresas da competição foi a eliminação do GM Hikaru Nakamura, que foi derrotado pelo enxadrista Liviu-Dieter Nisipeanu (Alemanha), pelo placar de 1,5 X 0,5. Enquanto isso, uma das sensações da Copa do Mundo, o prodígio indiano Nihal Sarin (ELO 2610), de apenas 15 anos, continua com um desempenho impressionante, tendo vencido sua terceira partida clássica consecutiva no primeiro jogo da 2ª rodada, ao derrotar em uma linda partida de ataque o GM Eltaj Safarli (ELO 2593), do Azerbaijão. Confira a partida aqui: http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1972224.
Apesar do revés no primeiro confronto, na segunda partida Safarli se recuperou e conseguiu vencer o jovem Sarin, empatando a disputa em 1 X 1, de modo que a vaga para a 3ª rodada será decidida no desempate de ritmo rápido.


O GM Hikaru Nakarmura foi eliminado por Nisipeanu e se despede do torneio

O prodígio indiano Nihal Sarin tem tido uma atuação de destaque nessa Copa do Mundo


Além dos resultados mencionados acima, na 2ª rodada tivemos também Ian Nepomniachtchi (Rússia) vencendo o match contra seu compatriota Alexandr Predke, Dmitry Andreikin (Rússia) derrotou Rinat Jumabayev (Cazaquistão), Levon Aronian (Armênia) venceu Parham Maghsoodloo (Irã), Shakhriyar Mamedyarov (Azerbaijão) venceu Rustam Kasimdzhanov (Uzbequistão), Xu Xiangyu (China) derrotou Ernesto Inarkiev (Rússia), Wesley So (EUA) derrotou Anton Demchenko (Rússia), Pentala Harikrishna (Índia) derrotou Vladimir Fedoseev (Rússia), Wang Hao (China) derrotou Maxim Rodshtein (Israel), Vladislav Artemiev (Rússia) venceu Ivan Cheparinov (Geórgia), Evgeny Tomashevsky (Rússia) nocauteou Chitambaram Aravindth (Índia), Le Quang Liem (Vietnã) superou Anton Korobov (Ucrânia), Santosh Vidit (Índia) superou Aleksandr Rakhmanov (Rússia) e Alireza Firouzja (Irã) eliminou Daniil Dubov (Rússia).

Amanhã (15/09), serão disputadas as partidas rápidas do tie-break. Em breve voltaremos com novas notícias, aguardem. 

FONTE:

Site Chess Base: https://en.chessbase.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário