quinta-feira, 5 de setembro de 2019

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PUBLICAÇÃO ANTERIOR


Na publicação anterior do blog Batalha de Mentes, divulguei um texto de minha autoria, intitulado “A elitização do Campeonato Paraibano de Xadrez”, em que expressei a minha insatisfação com o formato do Campeonato Paraibano de 2019, escolhido pela Federação Paraibana de Xadrez (FPBX), e relatei as minhas tentativas no sentido de fazer com que o formato fosse alterado, por meio do envio de dois requerimentos à Diretoria da FPBX, os quais, infelizmente, foram negados.

O formato atual de disputa, que prevê a participação no Campeonato Paraibano dos 05 melhores enxadristas paraibanos classificados no Aberto do Brasil - Memorial Machado de Assis, será mantido sob a justificativa de que o Memorial Machado de Assis irá funcionar como uma “semifinal” do Campeonato Paraibano. Essa ideia, a meu ver, não faz sentido, haja vista que um Aberto do Brasil e um Campeonato Estadual são dois eventos distintos, de natureza e condições de participação bem diferentes.

Em um Aberto do Brasil, a presença de enxadristas vindos de diversos estados do país eleva o grau de dificuldade do torneio, porque o nível dos participantes é mais forte. Isso faz com que seja mais difícil pontuar, e consequentemente as probabilidades de ganhar rating se tornam menores. Já em um Campeonato Paraibano, cuja participação é limitada aos enxadristas da Paraíba, o nível dos participantes é um pouco mais baixo, o que faz com que um jogador do meu nível tenha maiores probabilidades de conquistar rating. Daí o meu interesse e minha insistência em querer jogar o Campeonato Estadual, pois trata-se do único torneio em que eu venho conseguindo ganhar pontos de rating nos últimos anos. Sem falar que um CAMPEONATO PARAIBANO, como o próprio nome já diz, deve oportunizar a participação de enxadristas de todas as partes do estado, independentemente de nível técnico, de sexo ou de faixa etária, e não privilegiar a participação de um grupo de elite. Lamentavelmente, nada disso foi levado em consideração, quando foi idealizado o formato atual.

Por fim, gostaria de agradecer as várias mensagens de apoio que recebi de enxadristas paraibanos e até de outros estados, concordando com meu posicionamento expresso no texto supracitado e defendendo o formato aberto como a mais lógica, justa e inclusiva fórmula de disputa do Campeonato Estadual. Só nos resta aguardar que o formato dessa competição seja revisto no ano que vem, para o bem da comunidade enxadrística paraibana. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário