quinta-feira, 26 de setembro de 2019

COPA DO MUNDO: SEMIFINAIS EM ANDAMENTO


A Copa do Mundo de Xadrez que vem sendo disputada na cidade de Khanty-Mansyisk, na Rússia, está cada vez mais emocionante! Ontem (25/09) foram definidos os semifinalistas da competição, em partidas dramáticas, marcadas por erros graves! Confira agora um resumo do que aconteceu nas quartas-de-final do torneio:


Maxime Vachier-Lagrave 2,5 X 1,5 Levon Aronian


No confronto entre Maxime Vachier-Lagrave e Levon Aronian, após dois empates nas partidas clássicas, ocorreu um terceiro empate, na primeira partida rápida do tie-break. Na segunda partida, o GM armênio, jogando com as peças negras, resolveu  realizar um ousado sacrifício da qualidade (torre por cavalo), com o objetivo de criar um perigoso ataque contra o rei do adversário. Porém, na execução do ataque, ele cometeu algumas imprecisões, e o GM francês aproveitou para conquistar uma vantagem decisiva, que lhe deu a vitória no match e o fez avançar para as semifinais.


Liren Ding 1,5 X Alexander Grischuk 0,5

Jeffery Xiong apresentou um comportamento exemplar após a derrota para Radjabov


Tudo foi mais tranquilo para Liren Ding e Teimour Radjabov, que derrotaram Alexander Grischuk e Jeffery Xiong, respectivamente, pela contagem de 1,5 X 0,5, ainda na fase das partidas clássicas. Após Xiong ter sido eliminado, o comportamento exemplar do Grande Mestre estadunidense chamou a atenção de todos, e foi enaltecido em uma crônica escrita pelo jornalista espanhol Leontxo Garcia. No seu texto, Garcia elogiou a postura resiliente e polida do jovem de 18 anos perante a derrota, "totalmente oposta à atitude habitual de 99% dos jogadores de elite", com seus ataques de ira depois das derrotas. Acredito que saber perder com dignidade é uma das virtudes mais importantes de qualquer enxadrista, e Xiong demonstrou que possui essa qualidade, a qual deveria ser a regra em nosso esporte, e não a exceção. Parabéns, Xiong! Sem dúvida, você tem um futuro brilhante pela frente!!


Yangyi Yu 5 X 4 Nikita Vitiugov

  
Mas o embate mais acirrado e dramático das quartas-de-final da Copa do Mundo foi o duelo entre o chinês Yangyi Yu e o russo Nikita Vitiugov, representantes de duas das maiores potências enxadrísticas do mundo. Esse foi o confronto que teve o maior número de partidas disputadas, 9 no total. Depois de dois empates nos jogos de ritmo clássico, aconteceram mais dois empates no ritmo rápido, e aí a disputa partiu para a decisão no blitz (haja coração, amigo!). Na fase de blitz, Yu venceu a primeira partida e perdeu a segunda; como a quarta e a quinta terminaram empatadas, o match foi decidido no 5º jogo, o famoso Armageddon, em que Vitiugov jogava por um empate para se classificar. Depois de capturar dois peões limpos na abertura, tudo levava a crer que o russo seria o vencedor, mas, ao ganhar material, ele acabou atrasando o seu desenvolvimento. Após algumas trocas, o chinês soube posicionar suas peças restantes de maneira muito mais ativa, colocando o seu adversário numa posição totalmente passiva, com as torres desconectadas e sem qualquer oportunidade de contra-jogo. Por fim, Yu ganhou uma peça, sacramentando uma grande vitória de virada e conquistando a última vaga para as semifinais! Depois de estar tão perto da classificação, Vitiugov expôs sua frustração ainda no salão de jogo: um vídeo que tem circulado na internet mostra o jogador russo desolado, com expressão de grande tristeza e sofrimento no rosto após ter sido eliminado. Veja o vídeo aqui: https://www.facebook.com/jocadedeus/videos/2667866776564875/   


Semifinalistas da Copa do Mundo de Xadrez 2019


Com esses resultados, temos uma semifinal formada por confrontos entre os dois chineses (Ding e Yu) e entre Maxime Vachier-Lagrave e Teimour Radjabov. As primeiras partidas dessa etapa foram jogadas hoje, e ambos os jogos terminaram empatados. Quem serão os dois guerreiros que conseguirão passar à final? É isso o que ficaremos sabendo em breve... aguardem!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário