Há exatos 293 anos, no dia 07 de setembro de 1726, na localidade de Dreux, na França, nascia um dos mais brilhantes enxadristas que o mundo já viu: François-André Danican Philidor, um jogador que, pelas suas ideias originais e talento excepcional, mostrou estar muito à frente do seu tempo quanto ao entendimento das leis estratégicas do xadrez. Nós já havíamos falado aqui no blog a respeito do papel de destaque desempenhado por ele na evolução do pensamento enxadrístico, em duas publicações do mês de maio:
https://batalhadementes.blogspot.com/2019/05/o-xadrez-como-ciencia-ii_24.html https://batalhadementes.blogspot.com/2019/05/o-xadrez-como-ciencia-iii.html
Philidor (1726-1795) |
Algumas figuras do mundo enxadrístico, a exemplo do GM dinamarquês Bent Larsen, chegaram a considerar Philidor o maior enxadrista de todos os tempos! À primeira vista essa pode parecer uma opinião exagerada, mas se refletirmos acerca do comentário a seguir, feito por Kasparov em sua monumental obra Meus Grandes Predecessores, chegaremos à conclusão de que Philidor foi provavelmente o jogador que exibiu a maior superioridade sobre os seus adversários em toda a história do jogo. Escreve o famoso "Ogro de Baku":
"Philidor era tão mais forte que seus contemporâneos que, daquele momento até o fim da sua vida, jogou contra todos somente dando vantagem". Não sabemos até que ponto tal afirmação é verdadeira, mas, se for, é reveladora de uma superioridade realmente impressionante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário