domingo, 15 de setembro de 2019

OS 14 GRANDES MESTRES BRASILEIROS - JAIME SUNYE


Dando sequência a nossa série de postagens sobre os 14 Grandes Mestres brasileiros, hoje falaremos um pouco sobre a vida e a carreira de Jaime Sunye Neto, o segundo enxadrista do Brasil a conquistar o título de Grande Mestre.


JAIME SUNYE


Jaime Sunye Neto (1957) foi bicampeão brasileiro juvenil e campeão juvenil pan-americano. De dez participações no Campeonato Brasileiro de Xadrez, sagrou-se campeão em sete oportunidades, além de grandes apresentações em torneios interzonais e sul-americanos.
Sunye alcançou o título de Mestre Internacional em 1980 e de Grande Mestre seis anos depois, sendo o segundo brasileiro a alcançar tal feito. Representou o Brasil em nove Olimpíadas e foi Presidente da Confederação Brasileira de Xadrez entre 1988 e 1992, além de atuar como Vice-Presidente da FIDE para as Américas. Mais tarde, passou a dedicar-se a projetos de ensino de xadrez em escolas.
Sunye voltou a disputar competições em 2018 e atualmente é o número 13 do Brasil. Sunye e Milos protagonizaram uma das maiores rivalidades do xadrez brasileiro.

Estilo de jogo:

Jaime Sunye é um enxadrista clássico, formado na antiga escola de xadrez. Seu jogo tem muita ênfase no entendimento posicional e ele se destaca por ser um dos Grandes Mestres brasileiros que mais entende dos elementos estratégicos do jogo. Teve como marco de seu xadrez o fato de sempre jogar para ganhar, apesar de ter um estilo de jogo sólido.

O que você pode aprender com ele?

O GM Jaime Sunye sempre se destacou pelo seu entendimento dos elementos estratégicos do xadrez.
Por isso, tenha em mente que estudar o jogo posicional é essencial ao seu treinamento, aperfeiçoando técnicas para identificar o melhor plano, conhecendo posições temáticas e vendo partidas modelo com as principais estruturas de peões.
A melhor forma de fazer é estudando os clássicos.

Partida memorável:

Como partida memorável do GM Jaime Sunye, o GM Rafael Leitão indica o seguinte jogo, no qual o brasileiro consegue vencer o lendário ex-Campeão Mundial Boris Spassky! Acompanhe esta bela partida clicando aqui: http://www.chessgames.com/perl/chessgame?gid=1129426


GM Jaime Sunye (1957 -     )


FONTE:

LEITÃO, Rafael. Os 14 Grandes Mestres Brasileiros: e o que você pode aprender com eles. E-book disponibilizado para download gratuitamente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário