domingo, 29 de dezembro de 2019

CARLSEN E KONERU SÃO CAMPEÕES MUNDIAIS DE XADREZ RÁPIDO!


Magnus Carlsen e Humpy Koneru foram coroados Campeões Mundiais de Xadrez Rápido de 2019 em Moscou. Carlsen praticamente garantiu o primeiro lugar com uma rodada de antecedência, e depois confirmou o título com um empate de 22 lances contra Hikaru Nakamura. Já a estrela indiana Humpy Koneru, por sua vez, alcançou Lei Tingjie na rodada final após a derrota contra Ekaterina Atalik - e derrotou Lie na fase do Armageddon do tie-break.


Carlsen e Koneru - Campeões Mundiais de Xadrez Rápido de 2019


O Campeonato Mundial de Xadrez Rápido terminou ontem (28/12), na capital russa. Na seção aberta, Magnus Carlsen, o eterno favorito, ficou em primeiro lugar com uma impressionante pontuação de 11½ / 15 (8 vitórias e 7 empates). Três jogadores terminaram um ponto atrás, com Alireza Firouzja, de 16 anos, conquistando a medalha de prata, depois de marcar 4½ / 5 pontos no último dia. Hikaru Nakamura conquistou o bronze. Vladislav Artemiev, o 4º colocado, também conseguiu 10½ pontos, mas ficou de fora do pódio. Os participantes brasileiros do torneio, MF Diogo Guimarães e CM Jayme Miranda, terminaram a competição nas posições de número 190 e 196, respectivamente, entre 207 jogadores. Na seção feminina, Humpy Koneru ganhou o ouro, a prata foi para a chinesa Lei Tingjie e o bronze para a turca Ekaterina Atalik.

Agora, Carlsen não é apenas o campeão do mundo de xadrez clássico, mas também o campeão do mundo de xadrez rápido! Ele jogou um xadrez sublime, ganhando 14 pontos de ELO, e chegando a 2920 de rating performance. Ele atingiu um nível tão alto de maestria enxadrística, que se tornou praticamente imbatível. É possível notar que os adversários, mesmo os mais qualificados, acabam se desestabilizando diante da sua presença, e com isso cometem erros por vezes grosseiros, como o ocorrido na partida entre ele e Levon Aronian, disputada na 12ª rodada. Numa posição desesperadora, com Carlsen tendo conquistado vantagem decisiva, Aronian começou a buscar lances de contra-jogo, mas, devido à pressão do tempo, cometeu um terrível blunder¹, simplesmente entregando a dama ao adversário. O vídeo a seguir mostra os instantes finais do embate, e o momento em que a entrega da dama acontece:




Amanhã será o segundo e último dia do Campeonato Mundial de Blitz, e após 12 rodadas disputadas hoje, adivinhem quem está liderando a prova? Ele mesmo, Magnus, "O Magnifíco"! Ele lidera até o momento com 10 /12 (9 vitórias, 2 empates e 1 derrota, para o russo Dmitry Andreikin). Não tenho dúvidas de que Carlsen irá conquistar também o título mundial de blitz, quando então se tornará o Campeão Mundial nos três ritmos: clássico, rápido e blitz! Alguém duvida?? Amanhã voltaremos com novas notícias do Campeonato Mundial de Blitz, até lá!


Magnus Carlsen, o nome a ser batido no cenário mundial da atualidade


¹ Blunder = Erro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário