segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

SEÇÃO VALE A PENA CONHECER


DICA DE DOCUMENTÁRIO

Na postagem de hoje da Seção Vale a Pena Conhecer, iremos indicar aos leitores do blog um documentário bastante interessante a respeito do lendário Bobby Fischer, considerado por muitos como o melhor enxadrista de todos os tempos.
Trata-se do documentário "Bobby Fischer against the world" (Bobby Fischer contra o mundo), de 2011. A produção, dirigida por Liz Garbus, gira em torno da vida do enxadrista norte-americano Robert James (Bobby) Fischer, com ênfase na sua trajetória rumo à conquista do Campeonato Mundial de Xadrez de 1972. O filme, de 94 minutos de duração, mostra também o afastamento de Fischer das competições oficiais, suas opiniões polêmicas, o episódio da sua prisão e os seus últimos dias na Islândia. Contou com depoimentos de Anthony Saidy, Susan Polgar, Henry Kissinger, Garry Kasparov, Larry Evans, Dick Cavett, Harry Benson, Fridrik Ólafsson, Nikolai Krogius, Lothar Schmid, entre outros. 




"Bobby Fischer against the world" foi produzido em inglês, mas no site You Tube há uma versão do documentário legendada em português, que está dividida em duas partes. Os fãs de Fischer não podem deixar de assistir a essa produção, que apresenta fatos importantes sobre a vida e a carreira do genial norte-americano. Seguem os links para o acesso ao documentário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário