quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

SERÁ VERDADE?


A literatura enxadrística mundial está repleta de histórias e "causos" interessantes e curiosos, mas, infelizmente, nem todos são verdadeiros. Muitas histórias costumam ser deturpadas com o acréscimo de fatos inverídicos, e outras são simplesmente inventadas por pessoas de imaginação fértil e caráter duvidoso, de modo que muitas vezes se torna praticamente impossível separar a realidade da ficção. Uma das histórias que circula nos sites e blogs de xadrez na internet fala a respeito da terrível inimizade supostamente existente entre Tigran Petrosian e Viktor Kortchnoi. Como sabemos que nem toda informação encontrada na internet é confiável, gostaria de compartilhá-la com os leitores do blog BM, a fim de saber o que pensam sobre o assunto. O referido relato narra basicamente o seguinte:

"Tigran Petrosian e Victor Korchnoi eram rivais há muito tempo na URSS. Quando Korchnoi abandonou a URSS e se radicou na Suíça, a rivalidade parece ter aumentado. Afinal, agora nenhum dois precisava manter as aparências do 'homem novo soviético'. O vale-tudo da Guerra Fria permitia quase tudo. Então, as partidas entre os dois desenvolviam-se em dois planos. Em cima do tabuleiro, sangrentos combates produzidos pelo entrechoque das peças de madeira. Em baixo do tabuleiro, iradas batalhas de chutes, bicos e pontapés. Dor nas canelas dos mestres e dor na cabeça dos juízes. Como resolver? Os carpinteiros (que também fazem as peças...) construíram uma poderosa divisória de madeira para se colocada embaixo da mesa que isolaram os bicos de sapato dos dois futebolistas, digo, enxadristas".

E então, meus amigos, será que o relato é verdadeiro?? Muitos pesquisadores da literatura enxadrística sabem que Petrosian e Kortchnoi realmente não se gostavam, mas daí a acreditar que eles se chutassem por baixo da mesa durante as partidas, já me parece algo um tanto exagerado... e vocês, o que acham dessa história?


Petrosian e Kortchnoi: adversários ou inimigos mortais?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário