quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

O FAMOSO "CAFÉ DE LA RÉGENCE"


O Café de La Régence foi um famoso ponto de encontro de enxadristas em Paris, entre a segunda metade do século XVIII e a primeira metade do século XIX. Certamente nenhum outro local se tornou tão célebre na história do enxadrismo, tendo até hoje o seu nome associado à prática da Arte de Caíssa. O elegante edifício localizado no centro da capital francesa foi durante mais de um século o quartel-general de enxadristas franceses e estrangeiros, e o palco de confrontos entre os mais notáveis mestres europeus.


Café de La Régence - Paris


Muitos torneios de xadrez famosos e brilhantes partidas foram disputados no Café, e o local foi frequentado por diversas celebridades que para lá se dirigiam a fim de jogar xadrez, dentre elas Voltaire, Rousseau, Diderot, Robespierre, Napoleão Bonaparte, Richelieu, Benjamin Franklin, Philidor e muitas outras personalidades ilustres. 
Dentre os momentos importantes da história do xadrez, sabe-se que o hall do Café sediou em 1843 o match entre Pierre Saint-Amant e Howard Staunton, descrito à época pelos jornais como "a grande batalha de xadrez entre a França e a Inglaterra". O match foi vencido por Staunton pelo placar de 13 x 8 (+11 -6 =4), após o que o jogador inglês ganhou a reputação de melhor enxadrista do mundo. Um outro momento marcante da história do Café de La Régence se deu quando o fenomenal Paul Morphy visitou o estabelecimento, em 1858. Na ocasião, o gênio norte-americano disputou matches contra fortes jogadores franceses e também realizou simultâneas às cegas, causando alvoroço entre os fãs do xadrez. Segundo algumas fontes, o Café parisiense foi demolido em 1855, informação que, obviamente, não pode ser verdadeira, uma vez que Morphy lá esteve no ano de 1858, durante sua turnê pela Europa, fato que se encontra fartamente documentado na literatura enxadrística.


Gravura do século XIX mostrando Morphy jogando às cegas no Café de La Régence
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário