terça-feira, 10 de dezembro de 2019

ENCARANDO AS DERROTAS NO XADREZ


Amigo(a)s, já que na nossa última postagem falamos a respeito de jogadores que adotaram uma postura reprovável diante das derrotas, aproveitamos a oportunidade para apresentar um interessante texto publicado no site do GM Rafael Leitão, que trata do assunto, e cujo título é: "Como lidar com as derrotas no xadrez?". Boa leitura!


COMO LIDAR COM AS DERROTAS NO XADREZ?

                                                 Por GM Rafael Leitão 


Assim como em qualquer outro esporte, no xadrez, para que haja a vitória de um dos jogadores, é necessário que seu adversário seja derrotado. Porém, o que fazer quando você não sai vitorioso de uma partida? Nesse post você descobrirá como lidar com as derrotas no xadrez. Confira!

Nunca abandone um torneio

 

Quem nunca pensou em abandonar um torneio após perder uma ou algumas partidas? No entanto, mesmo que essa ideia passe pela sua cabeça, demova-a imediatamente.
Um jogador forte encara as situações adversas de cabeça erguida. Mesmo que seu jogo siga sem fluir, persista. A situação somente se reverterá se você continuar tentando melhorar, tentando ganhar! Não se esqueça que um péssimo torneio com uma boa vitória no final lhe dará confiança e ânimo para os próximos desafios. E mesmo que essa tão desejada vitória não venha, você poderá se olhar no espelho com a certeza que deu o seu máximo. E não é só! Ao retornar à sua rotina, continue seus treinos. Um desempenho ruim em um torneio deve ser visto como um estímulo ao seus estudos, porque não há como se tornar um bom enxadrista desistindo a cada derrota e abandonando o treinamento.

Encare a situação com maturidade

 

Entender que você é um enxadrista em constante evolução, independentemente do nível de profissionalismo ou amadorismo que você tenha, é um sinal de maturidade em relação ao esporte e às suas próprias expectativas. Não esqueça que perder faz parte do jogo e é, em determinadas situações, inevitável.
Portanto, como diz o ditado, “se a vida te der limões, faça uma limonada!”
Amadurecer como jogador é aceitar que em algum momento você vai perder uma partida e que você precisa aprender com ela, porque o estudo e a análise de suas partidas, com foco principalmente em seus erros e pontos fracos, é o que o levará a evoluir dentro do xadrez. Uma forma de encarar as derrotas com maturidade, então, é estudá-las para que os erros que o levaram a perder uma disputa não tornem a acontecer. 

Admita a derrota

 

É importante admitir que a derrota aconteceu, em vez de ignorá-la ou, ainda, evitar tocar nesse assunto. Há jogadores que têm a confiança abalada e abandonam um torneio após alguma derrota significativa, e outros que continuam jogando normalmente.
Isso não significa que esses jogadores que continuam no torneio estejam ignorando o fato de que foram derrotados; pelo contrário, permanecer na disputa mesmo após contratempos é uma forma de admitir que o comprometimento de um enxadrista com esse esporte vai além do resultado pontual de determinadas partidas.
Acredite: Admitir a derrota e encará-la de frente vai torná-lo um jogador mentalmente mais forte!

Entenda os imprevistos e livre-se da culpa

 

A culpa é uma reação normal à derrota e pode atrapalhar em muitos pontos a carreira de um enxadrista. Porém, é importante entender que no universo do xadrez, apesar da extrema importância do raciocínio lógico e do treino, não se está livre de imprevistos.
Seu adversário pode estar em um dia mais inspirado, enquanto você pode estar vindo de uma sequência de partidas não tão boas; você pode estar fisicamente menos disposto que o outro jogador; entre vários outros fatores. É importante que você entenda que a derrota é um componente do esporte, e que não há motivos para se sentir culpado em situações como essa. Pelo contrário, o momento da derrota pode ser uma grande chance de aprendizagem e de mudança de estratégias.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário