domingo, 8 de dezembro de 2019

GM PERDE TÍTULO POR TRAPAÇA


Na semana passada, uma notícia inusitada sacudiu o mundo do xadrez: o anúncio publicado pela FIDE sobre a punição aplicada contra o enxadrista Igor Rausis (foto). 




Igor Rausis, jogador tcheco-letão de 58 anos, que foi pego com o celular durante uma partida no Strasbourg Open, em julho deste ano, perdeu o seu título de GM e foi banido por 6 anos pela Comissão de Ética da FIDE. A notícia foi publicada no site da FIDE no dia 05 de dezembro. Foi durante uma reunião em Lausanne, Suíça, de 23 a 24 de novembro, que a Comissão de Ética da FIDE discutiu, entre outros assuntos, o caso Rausis. De acordo com a decisão da Comissão de Ética, o banimento de Rausis entra em vigor a partir de 31 de julho de 2019, e termina em 30 de julho de 2025. Durante esse período, o ex-GM fica proibido de participar como jogador em qualquer competição de xadrez que seja classificada pela FIDE (seja xadrez clássico, rápido, blitz ou Fischer), e de qualquer atividade relacionada ao xadrez como árbitro, organizador ou representante de uma federação. A Comissão acrescentou que Rausis ainda pode jogar por correspondência ou xadrez online e ainda pode trabalhar como treinador particular, desde que não esteja envolvido em eventos oficiais da FIDE. Além disso, seu rating não foi afetado e ele mantém seus títulos de Mestre Internacional, Instrutor da FIDE e Árbitro Nacional.

Rausis estava sob investigação por trapaça há muito tempo. Ele levantou suspeitas depois de ter aumentado seu rating nos últimos anos para quase 2700. Atualmente, ele é o jogador mais velho no top 100 da FIDE, sendo o número 50 do mundo, com um Elo de 2685. Em julho deste ano, ele foi flagrado dentro do banheiro manipulando o seu telefone celular durante uma partida no Strasbourg Open de 2019 (foto abaixo). Logo depois, uma foto da cena viralizou nas redes sociais. Diante do ocorrido, Rausis assinou uma declaração de que o telefone era dele, reconhecendo, assim, sua culpa pela prática de trapaça. O mais alarmante neste caso é saber que não estamos diante de um caso isolado. Além de admitir publicamente sua culpa, Igor Rausis afirmou, durante uma entrevista concedida a um site de xadrez, que há muitos outros jogadores que estão sendo investigados por trapaça, por terem feito uso de aplicativos de xadrez para celular em suas partidas.


Momento em que Rausis é flagrado usando o celular


Tal declaração me deixa profundamente entristecido, porque põe em xeque a ética e a honestidade dos enxadristas, duas das virtudes mais importantes em qualquer indivíduo, a meu ver. Esse episódio também deixa claro a necessidade que os árbitros e organizadores têm de redobrar os cuidados durante os torneios, a fim de coibir práticas fraudulentas. Por fim, termino com um apelo aos enxadristas que, assim como eu, detestam qualquer tipo de jogo sujo: se você suspeitar de um caso de trapaça durante um torneio que esteja jogando, avise aos árbitros para que eles investiguem a situação... não seja conivente com a corrupção! Precisamos nos esforçar para livrar o mundo do xadrez dos trapaceiros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário