domingo, 8 de dezembro de 2019

OS PIORES PERDEDORES NA HISTÓRIA DO XADREZ


"Mike Fox e Richard James, em seu agradável livro The Even More Complete Chess Addict (publicado pela editora Faber and Faber), nomeiam os seguintes três candidatos para o título de 'pior perdedor na história do xadrez'. Em suas próprias palavras:

Com o bronze: O antigo campeão mundial, Alexander Alekhine, um perdedor notoriamente temperamental. Em Viena, em 1922, Alekhine se confrontou de maneira espetacular contra Ernst Grunfeld ao arremessar o rei deste para o outro lado da rua.
Na posição da medalha de prata: Outro famoso perdedor, Aaron Nimzowitsch. Em um torneio de xadrez relâmpago em Berlim, ele disse, em voz alta, o que todo mundo já sentiu pelo menos uma vez. Em vez de silenciosamente virar o seu rei, Nimzo subiu em sua cadeira e gritou para o salão de torneio: “Por que eu tenho que perder para este idiota?” Não é legal, mas todo mundo conhece esse sentimento.
A medalha de ouro, além do prêmio John McEnroe de mau comportamento em um torneio: O jogador dinamarquês menos conhecido (relatado em Chess Scene e que não recebeu nome), que perdeu devido a um corte em seu dedo envolvendo sua rainha. Incapaz de conter o seu desespero, ele entrou de fininho no local do torneio na calada da noite e cortou a cabeça de todas as rainhas".

(Trecho extraído do livro Xadrez para leigos. EADE, James. Rio de Janeiro: Alta Books Editora, 2010).

 
Nimzovitsch tinha fama de mau perdedor
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário