quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

SEÇÃO MEMÓRIA


Hoje, dia 11 de dezembro de 2019, o GM indiano Viswanathan Anand completa meio século de vida! "Vishy" Anand, como também é conhecido, nasceu na cidade de Madras, no sudeste da Índia, no dia 11/12/1969, e construiu uma carreira brilhante, repleta de conquistas importantes. Começou a jogar xadrez aos 6 anos de idade, ensinado pela mãe. Sua ascensão foi meteórica: em 1987, aos 17 anos, sagrou-se Campeão Mundial Juvenil. Aos 18 anos, conquistou o título de Grande Mestre, o primeiro da história do seu país. Em 1990, tornou-se o primeiro indiano a se classificar para o Torneio de Candidatos, no qual atingiu as quartas-de-final, ao derrotar o soviético Alexey Dreev. Em 1992, obteve um dos seus maiores triunfos, ao vencer o fortíssimo Torneio de Reggio Emilia, na Itália, à frente de Karpov e Kasparov. Em 1993, venceu o Torneio Interzonal da PCA (Professional Chess Association), uma entidade enxadrística rival da FIDE, criada por Kasparov e Nigel Short. Em 1995, Anand venceu o Torneio de Candidatos em Las Palmas, derrotando Gata Kamsky e se classificando para enfrentar Kasparov na final do Campeonato do Mundo válido pela PCA.


Viswanathan Anand (1969 -      )


Anand envolveu-se em nada menos que 9 disputas pelo título mundial, um recorde que dificilmente será quebrado. Vamos a um resumo desses encontros: em 1995, jogando sob os auspícios da extinta PCA, ele perdeu a final do Campeonato do Mundo para Garry Kasparov, pelo placar de 10,5 x 7,5. Em 1998, agora já disputando o Campeonato Mundial da FIDE, o indiano é derrotado por Anatoli Karpov, por 5 x 3, em um match de 8 partidas, disputado na Suíça. Em 2000, Anand finalmente conquistaria a coroa mundial da FIDE após vencer Alexei Shirov pelo arrasador placar de 3,5 x 0,5, num match programado para 6 jogos. Ele defendeu seu título com sucesso em quatro oportunidades: em 2007, superou Vladimir Kramnik, dessa vez conquistando o título unificado de Campeão Mundial; em 2008, vence Kramnik novamente, pelo convincente placar de 4,5 x 1,5; em 2010, derrota o búlgaro Veselin Topalov pelo apertado placar de 6,5 x 5,5, e em 2012 triunfa perante o israelense Boris Gelfand, decidindo o match apenas na disputa das partidas rápidas, depois ter empatado todas as 12 partidas de ritmo clássico. Na disputa de 2013, Anand não resistiu ao ímpeto do genial desafiante Magnus Carlsen, que o venceu em um match de 10 partidas jogado em sua cidade natal, agora rebatizada de Chennai, arrebatando-lhe o título mundial. No ano seguinte (2014), ambos os adversários voltariam a se enfrentar, dessa vez em Sochi, na Rússia. Embora Anand tenha oferecido uma resistência um pouco maior nesse segundo match, ele foi novamente sobrepujado por Carlsen, por um placar de 6,5 x 4,5.

 
Anand e Carlsen se enfrentando pelo Campeonato Mundial de 2013


Um dos muitos feitos notáveis da carreira de Anand foi ter se mantido por mais de duas décadas na elite internacional, a maior parte desse período estando entre os 3 melhores do mundo. Seu sucesso nos tabuleiros o projetou à condição de celebridade na Índia, onde ele foi escolhido o "desportista do milênio", gozando de enorme prestígio. Dono de um vasto conhecimento da teoria de aberturas, graças à sua prodigiosa memória, seu estilo de jogo é caracterizado pela grande capacidade tática e pela profunda intuição. Anand possui ainda uma rara habilidade para jogar rapidamente, o que o fez se destacar na modalidade blitz. Atualmente, "Vishy" ocupa a posição de n.º 15 do ranking da FIDE (lista de dezembro/2019), com um rating clássico de 2757 pontos. Seu legado para o desenvolvimento do xadrez indiano é indiscutível: se hoje a Índia figura entre as três maiores potências do xadrez mundial, ao lado da Rússia e da China, isto se deve, em grande parte, à influência que nosso aniversariante do dia exerceu e ainda exerce entre os jovens do seu país. Parabéns, Anand! Muitas felicidades e vida longa para você!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário